28/03/2024

Qual operadora fornece a melhor banda larga para jogar on-line?

Startup Melhor Plano avaliou a velocidade, o custo benefício e a qualidade da internet oferecida pelas prestadoras do Brasil.


Os viciados em videogames sabem que para curtir sem estresse os jogos on-lines é preciso ter uma internet rápida e de boa qualidade. Mas como saber qual prestadora oferece a melhor banda larga?


A startup Melhor Plano resolveu fazer esse levantamento para ajudar os fãs dos games. Para isso, a empresa utilizou parâmetros diversos para definir a operadora que melhor atende a demanda dos jogadores.


Foram definidas 12 categorias, separadas entre critérios para os planos e critérios sobre o desempenho das prestadoras. 

Para avaliar os planos, foram considerados o preço mensal, o preço por megabyte, a quantidade de download e a quantidade de upload.

Para avaliar o serviço prestado, foram usados índices de qualidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). São eles: média nacional de satisfação geral, de avaliação de velocidade, de avaliação da estabilidade de conexão e número de estados que a operadora ficou em primeiro lugar.

Também foi utilizado a medição de velocidade de internet em mega por segundo realizada pelo site Minha Conexão.

Foram avaliados um total de 63 planos de internet das principais operadoras que oferecem banda larga e tinham avaliação pela Anatel e pelo site Minha Conexão.

Velocidade


Embora não tenha abrangência nacional, a banda larga da TIM foi quem levou a melhor nos principais quesitos de uma boa internet para jogar on-line.

A operadora liderou o ranking de maiores pacotes de download, ficou em terceiro nas taxas de upload (atrás das regionais Sercomtel e Copel) e é, depois da Vivo, a que tem a maior abrangência de cobertura com fibra ótica, ainda que apenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.





LEIA TAMBÉM:


Custo-benefício


Em termos de custo-benefício, a Vivo é quem lidera. No entanto, os planos que foram melhor avaliados são justamente os mais caros (e de maior velocidade). 

A Tim ficou em segundo principalmente pelo fato dos seus pacotes terem uma taxa de habilitação. Já a NET ficou com a terceira posição.



Qualidade


A qualidade de internet foi avaliada com base em dois tipos de dados. 

A primeira delas partiu dos índices de satisfação geral, velocidade e estabilidade determinados por pesquisa da Anatel, que compôs as notas com base na opinião de usuários.

As melhores médias em todos os quesitos foram da TIM. No entanto, como a banda larga da TIM é restrita a poucos estados, a NET ganhou a liderança da categoria, já que está presente em mais regiões. 

A TIM começou a expansão da sua banda larga em maio deste ano.

A Vivo é a terceira, com notas inferiores às da NET. Quarta colocada, a nordestina Brisanet só perde para as notas da TIM, mas ficou prejudicada por também não ter grande abrangência nacional.

Outra avaliação de qualidade adotada pelo estudo foi baseada nos dados de abril de 2018 do site Minha Conexão. Estes apontam a  paranaense Copel como dona da maior velocidade média: 25,7 megabytes por segundo. 

Em segundo ficou a Tim (23,8 Mbps) e em terceiro a NET (23,6 Mbps).

Conforme dados recentes da Anatel, a banda larga acima de 34Mbps é a que mais cresce no Brasil.


6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários