19/04/2024

Na América Central, apenas três países têm 4.5G

Redes móveis com LTE-Advanced representam apenas 16,7% do total na região.

Enquanto oito países da América Latina possuem o 4.5G, conhecido tecnicamente como LTE-Advanced (LTE-A), apenas três países da América Central contam com a tecnologia avançada da rede de quarta geração, conforme informou a associação de telecom 5G Americas.

A região fechou o primeiro semestre de 2018 com 24 redes móveis, que oferecem serviços em Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá. Mas apenas quatro dessas redes foram implantadas em LTE-A em Belize, Costa Rica e Panamá, representando 16,7% do total das redes móveis do continente. 


Como uma evolução do 4G, o 4.5G oferece maiores velocidades de conexão e, de acordo com a 3rd Generation Partnership Project (3GPP), que define os padrões de redes móveis, esse LTE-Advanced oferece picos de velocidades de 3Gbps para download e 1,5Gbps para upload.
As principais vantagens acontecem pela agregação de portadoras (Carrier Aggregation), que melhoram o uso de técnicas multi antena e permitem maiores taxas de transferência, melhor desempenho e uma eficiência no uso dos recursos no celular.
LEIA TAMBÉM:
Quanto ao 700MHz, que acaba de ser liberado para mais quatro municípios aqui no Brasil, a 5G Americas também comentou sobre a cobertura na América Central. Por lá, apenas seis redes celulares usam a banda de espectro de 700MHz, ou seja, apenas 25% do total das redes.
De acordo com a associação, a banda de 700 também é conhecida como “dividendo digital”, e é utilizada por muitas operadoras na América Latina justamente para alcançar o LTE-Advanced, mediante a agregação de mais portadoras.
Todos os dados podem ser conferidos no infográfico abaixo, enviado pela 5G Americas:

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários