28/03/2024

VoLTE chegou a 610 milhões de usuários pelo mundo em 2017

Tecnologia que permite chamadas por 4G pode beneficiar o 5G e, hoje, já está presente em 70 países, segundo a Ericsson.

O ano de 2017 alcançou pelo menos 610 milhões de usuários com acesso ao VoLTE (Voice Over LTE) ao redor do mundo. A tecnologia, que permite fazer ligações pelo 4G, já é oferecida pelas operadoras brasileiras, como a TIM e a Vivo. Por enquanto, nada de VoLTE para a Claro.

Os dados mundiais são da Ericsson, que divulgou seu último relatório de mobilidade neste mês. Para chegar aos 610 milhões, a empresa considerou os usuários que fizeram pelo menos uma chamada por 4G por mês.


De acordo com o relatório, o Voice Over LTE já foi lançado em mais de 145 redes em pelo menos 70 países ao redor do mundo. A expectativa é que as assinaturas VoLTE cheguem a 5,4 bilhões até o final de 2023.
LEIA TAMBÉM:
A Ericsson também informou que a tecnologia será a base para permitir, um dia, as chamadas de voz sobre o acesso 5G, que estão sendo estudadas, assim como outros serviços de comunicação combinados com a futura rede.

Entre outras previsões, também vimos que cerca de 20% de toda a população mundial será coberta pelo 5G dentro de cinco anos.

No primeiro trimestre de 2018, o número total de clientes na base móvel, segundo a Ericsson, foi de 7,9 bilhões. Esse número deve crescer para 8,9 bilhões em 2023.
Quanto ao VoLTE, já oferecido comercialmente, a região com maior número de alcance da tecnologia é a América Latina, conforme mostra o gráfico abaixo:

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários