29/03/2024

Você se lembra dos primeiros comerciais de lançamento do 3G?

Vídeos de 2007 da extinta Telemig Celular e da Claro são alguns exemplos de como a tecnologia era vista como inovadora na época.

Você se lembra quando a tecnologia 3G chegou ao Brasil? Falamos tanto em expansão de cobertura 4G, internet móvel de quarta geração, chamadas VoLTE e até sobre o futuro lançamento do 5G, que até parece estranho lembrar de uma época onde nem mesmo era possível enviar uma foto pelo celular.

Procurando rapidamente, encontramos alguns vídeos de mais de uma década atrás, de quando a terceira geração de telecomunicação móvel sem fio começou a ser lançada. Dois deles da Claro e um deles da extinta Telemig Celular:





O comercial da Telemig Celular foi lançado em outubro de 2007, marcando o início da tecnologia na operadora, que um tempo depois foi comprada pela Vivo. No vídeo em questão, um pai fica frustrado ao ficar preso no trânsito após o trabalho, sem conseguir chegar a tempos para assistir ao jogo de futebol do filho. Mas, para a Telemig, estava tudo certo, já que a mãe pôde usar o celular para transmitir o gol do filho e enviar para o marido pelo 3G da operadora.

“A Telemig Celular está lançando no Brasil a tecnologia 3G. Voz e imagem em tempo real pra você falar, ver e sentir mais”, dizia a mensagem da propaganda.

LEIA TAMBÉM:
A Claro também fez dois vídeos na mesma época, destacando as videochamadas e lançando a mensagem: “Claro 3G: o futuro que você sonhou na sua mão”.

Ambas lançaram as redes na frequência de 850 MHz no final de 2007 e, logo em seguida, a Vivo e a TIM também conseguiram alcançar a cobertura nacional, da rede móvel 3G que permitiu as chamadas de vídeo, voz e TV móvel.
Dez anos depois, já se fala sobre o fim da rede 3G. A Claro já está avançando com o seu 4,5G, inclusive com a faixa de 700 MHz, e outras operadoras também seguem expandindo a cobertura da rede. Mas vale lembrar que muito ainda deve ser feito para garantir acessibilidade para todos os brasileiros, já que muitos municípios ainda não têm internet móvel de qualidade no país.
De acordo com os últimos dados de telefonia móvel divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há, ainda hoje, 29,3 milhões de clientes com acesso ao 2G, 74,8 milhões de chips conectados ao 3G e 112,4 milhões ao 4G.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários