25/04/2024

WhatsApp entra no mês de maio com novos recursos

Entre as novidades estão trava de áudio, recuperação de mídia e nova função para grupos do app; os recursos estão disponíveis para testes na versão Beta.


O WhatsApp ganhou novos recursos na sua atualização. O aplicativo se baseou na nova lei de proteção de dados da União Europeia, nas ações levantadas contra o Facebook e na experiência do usuário para melhorar suas funções. 

Relatório de dados do usuário


Uma das novidades é a criação de uma ferramenta que permite solicitar um relatório de dados do usuário que estão guardados no servidor da empresa. 


O relatório exibe informações como contatos, número de grupos, foto de perfil e configurações de privacidade que foram definidas pela última vez no celular. 

No entanto, o relatório não traz mensagens do usuário, já que o conteúdo do chat é protegido por criptografia e não permite acesso por parte do próprio WhatsApp.

A nova ferramenta foi liberada inicialmente para o WhatsApp Beta, versão de testes do app. 


Ainda não se sabe quando o recurso estará disponível para todos os usuários do aplicativo. Ele foi criado para atender exigências da nova lei de proteção de dados da União Europeia.


Trava de áudio 


Os usuários do WhatsApp no Android não precisarão mais ficar segurando o botão do microfone do app para gravar as mensagens de áudio. Com a atualização, o usuário pode deslizar o ícone do microfone para cima para travar o gravador e continuar falando com as mãos livres.

Ao terminar, basta clicar em enviar ou cancelar para descartar a mensagem. O recurso demorou para chegar ao Android, e está disponível, por enquanto, apenas no WhatsApp Beta. A versão para iPhone já oferece a trava de áudio desde novembro de 2017.

Ouvir áudio antes de enviar


O WhatsApp também levou para o Android a opção de ouvir a mensagem antes de enviar. O recurso, além de estar disponível apenas na versão Beta, exige um truque para ser usado. 

O usuário precisar gravar o áudio, sair do app e acessar novamente. Isso porque a função é uma espécie de backup caso o programa se feche repentinamente.  

Notificações prioritárias


Outra novidade é a possibilidade de destacar notificações do WhatsApp. Ao ser ativado, é possível manter alertas de mensagens sempre no topo da sua lista de notificações, mesmo após a chegada de avisos mais recentes.


Grupos de WhatsApp


Agora, os administradores contam com uma nova opção no menu: “Configurações do grupo”. Ao acessá-la, é possível determinar quais os contatos que também terão permissões de “admin” e quem poderá alterar as informações do grupo. 

Até então, alterar informações de um chat coletivo, como o ícone e a descrição, poderia ser feito por qualquer usuário. 

Após a alteração, é a função do administrador da conversa determinar se todos terão os mesmos privilégios, ou apenas ele poderá realizar as mudanças.

Recuperação de fotos e vídeos antigos


A partir da versão 2.18.106 do WhatsApp para Android, é possível recuperar fotos e vídeos que haviam sido removidos da memória.

O recurso funciona desde que o conteúdo tenha sido recebido há, no máximo, quatro meses. A função permite baixar novamente os arquivos em caso de exclusão acidental ou depois de executar uma limpeza no smartphone.

Anteriormente, o WhatsApp permitia baixar apenas as mídias de 30 dias atrás que ainda não haviam sido obtidas nenhuma vez. 

Criptografia no WhatsApp Business


Acompanhando a repercussão negativa do caso Cambridge Analytica no Facebook, o WhatsApp liberou novas informações que reiteram a presença de criptografia na versão Business do aplicativo. 

A empresa afirmou que todas as mensagens e ligações de voz no app são protegidas de ponta a ponta, e só os usuários que participam da comunicação têm acesso.

Para desfrutar das novidades no WhatsApp Beta, é necessário se juntar ao programa de testes da loja da Google neste link

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários