29/03/2024

TIM cresce e registra lucro de R$ 250 milhões no primeiro trimestre

Receita e EBTIDA cresceram, assim como a base 4G, que aumentou 50% e chegou a 29.546 usuários em 3.110 cidades.

O lucro líquido da TIM foi de R$ 250 milhões no primeiro trimestre de 2018, de acordo com o balanço divulgado nesta quarta-feira (9) pela operadora. Em relação ao mesmo período em 2017, o aumento foi de 89,1%. Considerando o 4º trimestre do ano passado, que fechou com R$ 604 milhões, houve uma baixa de 61%.

Na comparação anual, a receita líquida foi para R$ 4,14 bilhões (4,8%) e o EBTIDA para R$ 1,470 bilhão (16,4%). O grande impacto foi pela receita líquida de serviços, que cresceu 6,4% no ano, com resultados positivos tanto no móvel (+R$ 213 milhões) quanto no fixo (+R$ 26 milhões), além da redução nos custos totais (+R$ 19 milhões).









No primeiro trimestre do ano, o ARPU (Receita Média Mensal por Usuário) apresentou crescimento de 13,8%, atingindo R$ 21,6, influência principal do pós-pago.

A receita líquida de produtos diminuiu 24,7%, já que, apesar da maior venda de smartphones pela operadora, os preços ficaram mais baixos.

Base de clientes

A base móvel de clientes da TIM diminuiu 6,4% no ano e 1,3% em relação ao último trimestre, e hoje há 57.894 linhas ativas. No pré-pago, são 39.426 clientes e, no pós, 18.468 (32% do total). 
Os resultados mostraram que clientes do pré-pago continuam migrando para o pós-pago, principalmente para planos controle, e portando o número para a TIM. Em um ano, o crescimento no pós foi de 20,5% e, em comparação aos últimos três meses, 3,8%. Já o pré continua diminuindo.
A base de clientes da TIM Live foi um destaque para a operadora, totalizando 411 mil, um crescimento de 27,4% no ano. O ARPU da banda larga avançou 12,5%, atingindo R$ 70,8. A receita do serviço fixo foi de R$ 205 milhões no primeiro trimestre.
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Em abril, a TIM lançou um novo portfólio residencial, com a inclusão de mais serviços (conteúdos como Cartoon, EI, Look e Fox) e velocidade que vai de 100 Mbps para 2 Gbps. Os benefícios também incluem ligação fixa ilimitada via VoIP e serviços adicionais como TIM Banca, TIM Ensina, TIM Protect e TIM Power Wi-Fi.

E na última semana, a TIM decidiu mudar todo o seu portfólio móvel e incluir novos aplicativos para atender as principais demandas dos clientes pré, controle e pós. Os apps foram separados em quatro frentes:
  • Comunicação: Benefícios exclusivos de ligações ilimitadas pelo WhatsApp, Messenger e Telegram;
  • Mobilidade: Apps de mobilidade como diferencial em conveniência de navegação e táxi, como Waze e Easy Taxi;
  • Redes Sociais: Instagram, Facebook e Twitter inclusos no TIM Black e como adicionais para outros clientes;
  • Vídeo: YouTube como benefício adicional no TIM Black, além de franquia exclusiva também para Netflix, Cartoon, Looke e Esporte Interativo.

4G

Os usuários 4G cresceram 50% no ano. Hoje há um total de 29.546 clientes na rede de quarta geração da TIM, que diz ser líder em cobertura. 
A operadora também destacou, nesse primeiro trimestre, a melhor cobertura LTE, a aceleração do refarming em 1.8GHz e a implantação do 700MHz. No primeiro trimestre, a TIM marcou a conclusão da cobertura 4G de 100% dos municípios do estado de São Paulo, assim como aconteceu no Rio de Janeiro. A ideia é que, nesse início de semestre, seja ativada em SP a faixa de 700MHz para maior qualidade indoor.
Hoje há 3.110 cidades cobertas pelo 4G, sendo 975 em 700 MHz (20 capitais) e 92% da população urbana do país. Já no 3G, ainda há 17 milhões de clientes na rede.

Quanto à tecnologia VoLTE (voz sobre rede LTE), que permite ligações na rede IP e garante melhor estabilidade nas ligações, assim como consumo de bateria e tempo para fazer chamadas, está disponível em 1.445 cidades, sendo 22 capitais.

Também vale destacar que a TIM alcançou um total de 544 biosites ativos e segue com o projeto de instalação de antenas e torres com baixo impacto visual.

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