28/03/2024

Minha Operadora lança serviço para medir a velocidade da internet

Serviço traz mais detalhes sobre a conexão do usuário e consome 77% menos dados do que outras plataformas disponíveis na internet. Site também ganhou criptografia de ponta a ponta.

Já está disponível o serviço “Velocímetro“, criado por meio de acordo entre o site especializado em telecomunicações Minha Operadora e a empresa francesa nPerf SAS. A plataforma de medição consegue identificar de forma precisa a taxa de velocidade de download (recebimento de arquivos), upload (envio de arquivos) e de latência (atraso que uma informação leva para sair de um ponto e chegar ao destino).
 
O usuário também recebe na tela informações da operadora que está fornecendo o sinal, número do IP do computador, do ASN (numeração que identifica cada rede de internet), além do nome e versão do sistema operacional e navegador web que está utilizando no momento da consulta.
Versão web do velocímetro pode
ganhar um ícone na tela inicial de
qualquer smartphone Android,
simulando um aplicativo.

Acessar o velocímetro do Minha Operadora é muito fácil: basta entrar em minhaoperadora.com.br/velocimetro de qualquer dispositivo conectado à internet e adicionar aos sites favoritos do navegador. Quem usa o Google Chrome no celular pode até adicionar um atalho para o velocímetro na página inicial do aparelho. É só clicar nos três pontinhos de acesso ao menu do navegador e em seguida apertar em “Adicionar à tela inicial”. O site vai ganhar um ícone na tela de início do smartphone, como se fosse um aplicativo.

 
Diferentemente da utilização de um aplicativo no celular comum, que gasta até 300 MB de dados da franquia contratada e só fornece informações superficiais na versão gratuita, o velocímetro do Minha Operadora tem como diferencial ser detalhista e leve, sem gastar muita internet. Em todos os testes que realizamos, o serviço gastou, no máximo, 70 MB, redução de 77% na quantidade de dados consumida.
 
LEIA TAMBÉM:
 
Outro benefício é que, diferentemente de um aplicativo, ele não ocupa espaço na memória do celular e no caso dos consumidores desktop apresenta um número consideravelmente menor de publicidade, que também afeta a performance dos outros serviços disponibilizados na web.
 

Para Vagner Santos, responsável pelo Minha Operadora, “essa é mais uma solução encontrada pelo site para aumentar o engajamento dos leitores para além do consumo de notícias sobre o setor de telecom. A ideia é fornecer serviços que sejam interessantes e, no caso do velocímetro, seja útil para que os consumidores acompanhem se a empresa que ele contratou está realmente respeitando a velocidade prometida no ato da adesão do plano”.

 
Site 100% seguro
 
Desde o dia 4 de abril, o Minha Operadora vem implantando criptografia de ponta-a-ponta em todas as páginas e serviços do site. Isso significa que qualquer informação prestada pelo visitante dentro do domínio minhaoperadora.com.br é confidencial e está protegida por um alto padrão de segurança.
 
Quando informa o seu nome, e-mail e número do celular no cadastro para receber as notícias do site pelo WhatsApp, por exemplo, o leitor tem a certeza de que as informações passadas ali não serão acessadas facilmente por um hacker mal intencionado.
 
Para confirmar essa camada de proteção sempre que acessar o site, basta que o visitante observe se o desenho de um cadeado verde (geralmente ao lado esquerdo do endereço URL), está aparecendo quando acessa o território do Minha Operadora na rede. Outra forma de ter certeza que as informações que troca com o site estão protegidas é conferir se o endereço começa com “https://”.
 

“O Minha Operadora tem crescido substancialmente e agora já estamos no patamar de 1 milhão de visitas por mês. Agora como um portal grande, nós precisamos pensar e tomar atitudes de portal grande, e a segurança é a principal delas. Como o primeiro e único site voltado a telecom com criptografia de 256 bits, estamos um passo à frente de oferecer serviços úteis que exijam alta proteção de dados. O velocímetro foi só o primeiro deles”, garante Vagner.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários