16/04/2024

Internet móvel: você sabe usar?

Campanha “Navegar é preciso”, das principais operadoras brasileiras, dá algumas dicas para otimizar o uso da internet no celular.



Você sabe usar a internet móvel? Aproveita o pacote da operadora da melhor maneira possível? Em uma campanha chamada “Navegar é preciso”, na página Telecomunicações do Brasil, as operadoras Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, Vivo e TIM publicaram algumas dicas para usar a rede no celular.


Os conselhos envolvem o uso da internet para aplicativos, monitoramento da franquia, acessórios que podem atrapalhar o sinal, acesso de streaming, bluetooth, entre outras dicas de navegação. Veja abaixo:








Aplicativos

A primeira dica é em relação aos maiores “comilões” da internet móvel, que seriam os aplicativos. O usuário deve se atentar aos dados que o aplicativo consome quando instalado, que pode ser acessado em “Detalhes da permissão”, antes de baixar. 
Os apps também acabam gastando internet inclusive quando há atualizações e pela coleta dos dados de segundo plano, quando você continua recebendo notificações mesmo com o celular bloqueado, por exemplo. Nesses casos, é possível desativar o segundo plano para economizar. Nas configurações do aparelho, também é possível ver quanto cada aplicativo gasta de dados.
E tem mais: alguns aplicativos também vêm com anúncios, esses que acessam a internet e, com exceção do uso do Wi-Fi, gastam dados da franquia. 
Em apps de mapas, rotas e GPS, uma opção é salvar os mapas no smartphone ou tablet para consultar depois em modo offline. Em alguns planos, como os novos TIM Controle e TIM Black, a navegação no Waze e no Easy Taxi passou a ser ilimitada.
LEIA TAMBÉM:

Capas metálicas e celular pirata

Uma das dicas da campanha é não usar capas metálicas para não causar interferência na recepção de dados e, principalmente, não usar celulares piratas. Os aparelhos que não são homologados, no caso, podem prejudicar o desempenho da internet móvel e causar riscos até à saúde. 
O prejuízo financeiro também pode ocorrer, já que não há garantias ou assistências técnicas. Para descobrir se um celular está homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é preciso encontrar um selo com a marca da agência, normalmente no corpo do aparelho.

Streaming

Em casos de streaming de música ou vídeo, o gasto também é grande quando não há download do arquivo, e sim uma transmissão contínua. Nesses casos, uma ideia é fazer o download já no primeiro acesso do arquivo e, de preferência, usando a rede Wi-Fi. 
Alguns benefícios de operadoras, como o Claro Música, TIM Music by Deezer e agora alguns inclusive de vídeo, como no pós-pago Oi Mais Digital, já oferecem acesso ilimitado a alguns aplicativos de streaming selecionados.

Bluetooth

O recurso é pouco usado atualmente, mas usar o bluetooth pode economizar o pacote de internet móvel para o compartilhamento de fotos, vídeos ou músicas. E em relação às imagens que precisam ser compartilhadas em algum aplicativo que gaste internet, também é possível diminuir o tamanho para gastar menos dados.

Escolha certa de internet móvel

As operadoras, por fim, dão algumas dicas específicas para que o cliente possa contratar o pacote de internet móvel ideal de acordo com a sua necessidade de consumo. Antes de contratar o serviço, é preciso:
  1. Ler o regulamento completo da oferta e as especificações do regulamento; 
  2. Checar o período de validade da promoção, já que há um prazo limite para a contratação;
  3. Consultar se a oferta que você mais gostou cobre as localidades onde você usará o serviço;
  4. Confirmar se a franquia de dados, durante o ciclo de cobrança, seja mensal, semanal ou diário, está adequada ao seu perfil;
  5. Se informar sobre a velocidade máxima da internet móvel, se há acesso 3G, 4G, se chega a 5MBps, 2MBps, 1Mbps, etc., e entender as referências passadas pela operadora. Dependendo do local, a velocidade da internet pode mudar;
  6. Por fim, conferir os valores cobrados, por quanto tempo ele irá vigorar e se trata-se de um período promocional;
  7. E como a rede de internet móvel é a mais utilizada nos dias de hoje, verifique os eventuais valores cobrados pelo consumo extra da franquia de dados contratada.

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários