18/04/2024

Vivo precisará se explicar com Anatel sobre uso indevido de dados

A empresa está sendo investigada pelo Ministério Público sob suspeita de utilizar dados de mais de 73 milhões de clientes para fins publicitários.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) convocou a Vivo para dar explicações sobre o uso de dados dos usuários no aplicativo Vivo Ads, uma plataforma de marketing mobile. A operadora está sendo questionada sobre o assunto pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.


A promotoria suspeita que a empresa esteja utilizando os dados para fins publicitários, já que o aplicativo da prestadora promete direcionar a publicidade usando dados qualificados dos clientes como perfil, localização, comportamento de navegação, lugares frequentados e hábitos de consumo.


O presidente da Anatel, Juarez Quadros, se pronunciou sobre o assunto durante a reabertura do Comitê sobre Infraestrutura Nacional de Informações (C-INI), ocorrida na última quinta-feira (05). Ele informou que a área técnica da agência já convocou a Vivo para explicar o funcionamento do seu app. 

Ao Ministério Público, a empresa do grupo Telefônica declarou que não disponibiliza os dados dos mais de 73 milhões de assinantes, só comercializa as informações agregadas mediante autorização prévia.
Vale lembrar que a Vivo foi considera a empresa que melhor informa os usuários sobre como manuseia seus dados em levantamento divulgado essa semana pelo Internet Lab

O estudo levou em consideração os relatórios detalhados da matriz espanhola da Telefônica, o que pode ter cooperado para o bom desempenho da empresa na pesquisa. 

Comitê sobre Infraestrutura Nacional de Informações

A reabertura do Comitê sobre Infraestrutura Nacional de Informações, que estava desativado há alguns anos, tem como objetivo preparar a Anatel para a política pública definida na Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, publicada no decreto 9.319, de março deste ano.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários