28/03/2024

TIM sugere rede compartilhada entre todas as operadoras no interior

Com full sharing, proposta seria otimizar expansão de infraestrutura e dividir custos com investimentos e manutenção.

Depois de apresentar os novos resultados da TIM em São Paulo, onde todos os municípios já são cobertos com 4G, o CTO Leonardo Capdeville fez uma sugestão um tanto ousada pensando em clientes móveis do interior, e em uma possível grande economia para as operadoras.

Ele propôs que, em cidades com menos de 30 mil habitantes, todas as grandes operadoras compartilhassem uma mesma rede por completo. Seria o chamado “full sharing”, uma rede única em que torres, equipamentos, espectro e bakchaul em todas as frequências passam a ser compartilhados.


A medida já funciona atualmente, mas somente em algumas localidades e entre uma e outra operadora, como é o caso da parceria entre a TIM e a Oi. A ideia do empresário da TIM e revelada para o Mobile Time vai além. Propõe que todas as empresas do setor dividam o investimento e o custo de manutenção, aumentando, assim, a qualidade e a cobertura para os clientes.
Em entrevista, ele explicou que a prestação de serviços é muito cara no interior do Brasil, tanto pelo investimento quanto pelo custo de manutenção. As pequenas cidades, na grande maioria, acabam oferecendo pouco retorno de investimento às operadoras, conforme relatou.

LEIA TAMBÉM:
“Se pegarmos as cidades abaixo de 30 mil habitantes, qual a necessidade de ter duas ou três redes físicas operando? Por que não ter uma única rede física, com serviço de melhor qualidade, compartilhando os meios físicos, o espectro e a eletrônica?”, questionou.
Um exemplo mencionado por Capdeville foi de uma cidade no interior onde há sete torres de telefonia, sendo duas da TIM com 4G, duas e três de outras operadoras com 3G. Ele acredita que, se houvesse apenas quatro torres com full sharing, ao invés de sete espalhadas, a cobertura na cidade inteira poderia ser de 4G, sendo que as operadoras ainda economizariam.
Apesar de afirmar que a TIM é líder na cobertura 4G no Brasil – 3 mil em 5,5 mil municípios –, o empresário acredita que o diferencial é passageiro, porque a ideia é que todas as operadoras se igualem em número de cidades alcançadas no futuro.
Sua ideia, no caso, é otimizar a expansão da infraestrutura no interior do país com uma solução que, para ele, seria mais eficiente para todos. A discussão sobre um projeto desse nível já está sendo levada às demais operadoras.

18 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
18 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários