26/03/2024

Philips lança lâmpada que transmite internet

As luminárias utilizam as ondas da luz para a conexão banda larga, que chega a ser até 100 vezes mais rápida do que o Wi-Fi.



Já imaginou se a lâmpada da sua casa pudesse transmitir internet? Essa realidade está mais perto do que você imagina. Nesta semana, a Philips Lighting apresentou ao mundo duas luminárias de LED com Li-Fi, uma tecnologia utilizada para conduzir internet por meio da luz


As lâmpadas PowerBalance gen2 e a LuxSpace utilizam as ondas de luz para realizar a conexão banda larga e permitir a transferência de dados entre dispositivos. 


Pesquisas já mostraram que o Li-Fi chega a ser até 100 vezes mais rápido do que o Wi-Fi, que usa ondas de rádio. 


Segundo a fabricante, a velocidade chegaria a 30 Mb/s sem comprometer a iluminação. O usuário pode transmitir vários vídeos com qualidade HD enquanto ainda realiza videochamadas.

Uma das recomendações de uso do Li-Fi no lugar do Wi-Fi seria em ambientes onde existem equipamentos que não podem sofrer interferências de radiofrequências, como hospitais. 


LEIA TAMBÉM:



As lâmpadas também poderiam levar internet para locais onde o sinal Wi-Fi não chega, como ambientes subterrâneos e subaquáticos.

A tecnologia também foi considerada mais segura do que a atual, já que a luz não consegue ultrapassar paredes e outros obstáculos. 

Já a principal desvantagem das luminárias é o fato da luz precisar estar ligada para a internet funcionar, mesmo durante o dia. 

Outro problema está na necessidade de se utilizar um adaptador semelhante ao modem 4G (o dongle) conectado na USB do computador ou tablet. Mas esse é um problema contornável já que, futuramente, os adaptadores poderão vir incorporados nos equipamentos.

Atualmente, a tecnologia está sendo testada nos escritórios de uma empresa francesa de investimento imobiliário.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários