18/04/2024

Oi supera problema de spam de SMS em sua rede com nova tecnologia

Operadora Oi contrata solução antispam e zera problema detectado em menos de um ano.

Depois de adotar uma solução antispam em 2017, a operadora Oi conseguiu zerar o envio de spam por chipeiras em sua rede. O que é uma chipeira? Uma espécie de máquina de disparo automático e massivo de mensagens de texto com SIMcards de operadoras. Apesar dos anúncios de ofertas, na verdade trata-se somente de spam, que causou dor de cabeça à Oi recentemente.

O problema da Oi com as chipeiras começou no ano passado, quando a operadora percebeu que havia um grande número de SMS enviado a partir de números da Oi para usuários de várias operadoras. Em 2016, 25% do tráfego de SMS offnet era de spam, chegando a 40% somente em julho.

Além de prejudicar os clientes e até mesmo não clientes, esse tipo de problema também causa prejuízo para a própria Oi, que paga uma tarifa de interconexão para cada mensagem enviada para outra operadora, e também tem sua rede congestionada.


Mas parece que a Oi não demorou para trabalhar nessa fraude após o alerta de 2016, passando a reduzir gradativamente a proporção de spam sobre o tráfego offnet. Em setembro, caiu para 20%, em dezembro 15% e, em março, 10%. Depois de abril, não mais manualmente, mas com uma solução antispam da empresa Mavenir, o problema foi zerado e a Oi passou a ter saldo de interconexão SMS positivo com outras operadoras.

Através do sistema, milhões de mensagens de spam vindas de chipeiras com chips da Oi estão sendo bloqueadas mensalmente. Durante duas semanas no mês de junho, uma campanha bloqueou 600 mil mensagens. Agora, o projeto deve ser evoluído para uma nova fase, em que bloqueará o spam enviado também de outras operadoras para clientes da Oi.

Com informações do Mobile Time

LEIA TAMBÉM: 

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários