28/03/2024

Presidente da TIM fala em ‘concorrência desleal’ das OTTs

Stefano De Angelis também aproveitou para criticar os altos impostos cobrados pelo governo brasileiro.


Durante palestra no auditório Brasil do Futurecom 2017, nesta quarta-feira (4), o presidente da TIM Brasil, Stefano De Angelis, iniciou o seu discurso citando que modelo de negócio tradicional das empresas de telecomunicações está sendo desafiado.

Isso se deve principalmente a “concorrência desleal” que as companhias vêm sofrendo dos serviços Over The Top (OTT). Segundo De Angelis, “a regulamentação dos OTTs é mais leve. Muitas vezes nem se aplica as leis do país em que está”.

Ainda de acordo com o executivo, as empresas de telecomunicações precisam realizar um investimento maior, e não podem falhar. Para demonstrar o grau de desigualdade entre os dois segmentos, De Angelis contou que até quando existem problemas nos sistemas do Facebook, WhatsApp e Twitter, por exemplo, as operadoras é que levam a culpa.

Quando o WhatsApp para [de funcionar], o cliente acha que o problema é das telcos. Na última vez que aconteceu isso no Brasil, recebemos milhões de chamadas. Eu até cheguei a conversar com um cliente que chegou a dizer ‘não quero mais ser cliente da TIM, não funciona’. Só que mais tarde ele descobriu que foi uma falha no WhatsApp”, disse De Angelis. “Mas depois ninguém pediu desculpa para as operadoras”, brincou o CEO da TIM.

Na visão de Stefano De Angelis, apesar de não ter necessariamente esse direito, as empresas OTTs podem até falhar mais que as teles. “O custo deles em falhar é reduzido. Se eu [na Telecom Italia] vou fazer um investimento errado, ele tem um custo enorme. As OTTs não têm esse problema. Milhões de OTTs falham, mas o processo é tão rápido que não percebemos”.

Impostos no Brasil

Aproveitando a oportunidade, o presidente da TIM aproveitou para criticar a alta carga tributária brasileira. Utilizando um cachecol improvisado, o italiano disse que só não entendia duas coisas no Brasil: “tantos impostos – Cofins, ICMS, Fistel, Condecine… – e o uso de ar condicionado”, arrancando risos da plateia.

LEIA TAMBÉM:

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários