28/03/2024

Governo espera levar banda larga a todo o Brasil em 10 anos

Novo plano de Banda Larga será divulgado para consulta pública nesta semana. A intenção do governo é implantar o serviço em todo o Brasil, nos próximos 10 anos. 

Nesta terça-feira, 10, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) afirmou que lançará a consulta pública na próxima semana, a nova política de banda larga, que segundo representantes do governo universalizar o acesso à internet no Brasil em até dez anos

As redes de banda larga alcançam atualmente, cerca de 60% das cidades. O novo plano nacional de banda larga deve levar o serviço aos 40% dos municípios restantes. As medidas visam expandir o uso das redes de altas velocidade através de fibra óptica, que seria utilizada em 75% da cobertura, e os outros 25% seriam distribuídos pelo sinal de rádio digital. 

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) lançado recentemente pela Telebras, deve levar a banda larga a cidades mais distantes, a estatal está promovendo a licença de parte da capacidade do equipamento. As empresas que assumirem o controle do satélite devem oferecer o serviços nessas áreas. 

O governo também espera levar a todos os distritos principais das cidades a cobertura 4G, mas a ação ainda não foi estipulada como uma das obrigações nos leilões da Anatel. Com informações do Valor. 

LEIA TAMBÉM:

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários