29/03/2024

Começa o horário de verão; saiba como ajustar o seu relógio

Saiba se a operadora adiantou seu relógio automaticamente e se o seu estado fica de fora do horário de verão. Veja como desabilitar a configuração automática.

Já começou, neste domingo (15), o horário de verão brasileiro, que estará em vigor até o dia 17 de fevereiro de 2018 com uma hora adiantada. Quando o relógio marcou 00h00, portanto, o horário de Brasília foi ajustado para 1h00. E apesar dos avisos frequentes nos últimos dias para que os brasileiros adiantassem seus relógios, em muitos aparelhos as operadoras ou os próprios sistemas operacionais fizeram esse ajuste automaticamente.

Acontece que apenas alguns estados brasileiros seguem este novo horário: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também Distrito Federal. Mas nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, nada muda. Os estados de Roraima e Rondônia, além do leste do Amazonas, ficam duas horas atrasados. Com diferença ainda maior, de três horas atrás, está o estado do Acre e a região oeste do Amazonas.
Se você mora em alguma dessas regiões que ficam fora do horário de verão e teve a hora do seu celular adiantada indevidamente, ou está nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas ainda não teve seu relógio adiantado, veja como fazer a alteração abaixo:
Como adiantar o relógio para o horário de verão
– Vá até a aba de “configurações” do seu aparelho;
– Clique em “Data e hora”;
– Selecione “Definir horário” ou habilite a opção “data e hora automáticas” e “fuso horário automático”. Assim, sempre que houver alteração no horário de verão, o seu aparelho será configurado automaticamente.
Como desabilitar o horário de verão no celular
– Vá até a aba de “configurações” do seu aparelho;
– Clique em “Data e hora”;
– Desabilite opções como “data e hora automáticas” ou “fuso horário automático” e, se preciso, volte para o horário normal manualmente. Assim, mesmo que haja alteração no horário de Brasília, o seu celular não será ajustado indevidamente, a menos que você programe.
LEIA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários