25/04/2024

Brasileiros receberão alerta de desastres naturais pelo celular

Anatel deve divulgar até outubro o cronograma de implantação do sistema de alerta por SMS em todos os estados do Brasil.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) avisou, nesta quinta-feira (14), que o sistema de alerta por SMS sobre o risco de desastres naturais será ampliado para todo o Brasil. A ideia é que os usuários de telefonia celular, ao estarem em áreas onde há riscos de inundações, alagamentos, temporais ou perigos de deslizamentos de terra, recebam uma mensagem no celular com alertas. 

As mensagens serão enviadas pelo Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), que separou os estados em nove grupos. Vale lembrar que, além do Brasil, esse tipo de iniciativa já está presente no Japão há dez anos, e atualmente em mais de 20 países, como Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas.
O sistema não é novidade por aqui, já que desde fevereiro de 2017 está presente em 20 municípios de Santa Catarina, e desde junho em cinco cidades do Paraná, mas como projeto piloto. Agora, a Anatel passa a expandir o serviço e torná-lo realidade nesses dois estados e em São Paulo, que farão parte do 1º grupo, e segue depois para as seguintes regiões:
  • 1º grupo: Santa Catarina, Paraná e São Paulo
  • 2º grupo: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo
  • 3º grupo: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás 
  • 4º grupo: Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins 
  • 5º grupo: Bahia, Sergipe e Alagoas 
  • 6º grupo: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte
  • 7º grupo: Ceará, Piauí e Maranhão 
  • 8º grupo: Pará, Amapá e Acre 
  • 9º grupo: Amazonas, Rondônia e Roraima
Até o fim de setembro, as operadoras devem enviar à Anatel sugestões de datas para implantação do sistema nos estados, uma vez que o cronograma da operação será divulgado em outubro.
Fora o alerta por SMS, decisão que teve a participação do Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) e do Cenad, ainda há a intenção de iniciar estudos para que a notificação de desastres naturais também chegue na TV por assinatura.
Mensagem de alerta
De acordo com a Anatel, para fazerem parte do sistema, os brasileiros terão que enviar um simples SMS após o recebimento da seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”
Terminado o cadastro, o usuário receberá uma mensagem de confirmação do celular apto para receber alertas e recomendações da Defesa Civil. Se quiser cancelar o serviço, também será possível pela mensagem de celular.

LEIA TAMBÉM:

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários