28/03/2024

Chamadas deixam de ser a principal fonte de renda das operadoras

Faturamento líquido de voz das operadoras de telefonia brasileiras caiu para menos de 50%.

Com tantas opções de comunicação através de smartphones, seja por WhatsApp, Messenger, entre outros, a grande realidade é que o uso para fazer ligações por voz está sendo cada vez menos popular entre os usuários.

Pensando nisso, as principais operadoras do Brasil investem mais em banda larga (fixa e móvel), conseguindo assim a fatia do mercado que está cada dia mais pendendo para esse tipo de comunicação.

Fonte: Teleco

Como é possível ver no quadro acima, o aumento da receita de dados e TV das operadoras de 2015 para o primeiro trimestre de 2017 foi muito maior que de 2012 até 2014, tendo em vista o “boom” que smartphones e tablets se deu nos últimos anos. Não é incomum ver clientes adquirindo chip de operadoras para usar apenas plano de dados.

A Claro é a operadora que mais investiu nessa transição, com serviços fora da conversação por voz representando 63,6% da sua receita líquida no primeiro trimestre de 2017, principalmente com seu desempenho no segmento fixo. As receitas de banda larga fixa e TV por assinatura da operadora representaram 70,6% nos primeiros meses desse ano.

Para Oi e Vivo, planos de conversação também deixaram de ser a principal fonte de receita entre os serviços fixos durante o mesmo prazo. O crescimento da receita de dados móveis da Vivo foi fundamental para que os outros serviços da operadora representassem 61,7% da sua receita de janeiro a abril.

Já a TIM, em que 95% da receita é representada por telefonia móvel, os dados móveis passaram a representar mais de 50% da sua receita de serviço durante o mesmo período.

LEIA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários