28/03/2024

Brasil lança satélite para ampliar a banda larga

Denominado SGDC, satélite de R$ 2,8 bilhões ainda beneficiará áreas civis e
militares no país.


Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas, mas pode chamá-lo de SGDC. Este é o nome do satélite lançado na última quinta-feira (04/05) na base espacial de Kourou, na Guiana Francesa – o primeiro inteiramente controlado pelo governo brasileiro.

Fabricado pela empresa francesa Thales Alenia Space, ele ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da Terra e, de acordo com a Telebras, o projeto custou R$ 2,8 bilhões. Seu grande propósito é expandir a internet de banda larga no Brasil, especialmente nas áreas mais remotas, onde há acesso restrito. Segundo o governo brasileiro, há expectativas de que essa ampliação comece a ocorrer a partir de setembro.



Além disso, o novo satélite oferecerá maior segurança para fins civis e militares, passando a garantir um meio nacional e confiável de transferência de dados e informações. Com isso, não será mais necessário utilizar sinal de satélites privados de empresas estrangeiras, como acontecia até então.

O lançamento, que ocorreu justamente na véspera do Dia Nacional das Comunicações, é um verdadeiro marco para o aprimoramento de telecomunicações no país. O uso do satélite ainda beneficiará áreas como a saúde, por exemplo, que terá mais conexão em Unidades Básicas de Saúde do SUS. Para a vigilância das fronteiras e do espaço aéreo, a previsão é de que seja utilizado já a partir do próximo mês.

Redator em treinamento. Que nota este artigo merece?

PDRTJS_settings_8532827 = {
“id” : “8532827”,
“unique_id” : “default”,
“title” : “”,
“permalink” : “”
};
(function(d,c,j){if(!document.getElementById(j)){var pd=d.createElement(c),s;pd.id=j;pd.src=(‘https:’==document.location.protocol)?’https://polldaddy.com/js/rating/rating.js’:’http://i0.poll.fm/js/rating/rating.js’;s=document.getElementsByTagName(c)[0];s.parentNode.insertBefore(pd,s);}}(document,’script’,’pd-rating-js’));



LEIA TAMBÉM:

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários