28/03/2024

Claro afirma ter atingido 600 Mega de velocidade na tecnologia 4G

Essa foi considerada a maior velocidade de internet móvel já alcançada por uma rede LTE na América Latina.


Acredite, a Claro divulgou que chegou a atingir um pico de velocidade de 682 Mbps com a tecnologia 4,5G (a evolução do LTE), em testes realizados em parceria com a Ericsson e a Qualcomm, no município de Araras, interior de São Paulo.

O diretor de engenharia da Claro, André Sarcinelli, comemorou o desempenho próximo ao de uma rede de quinta geração (5G). “Este trabalho teve início há meses atrás, com os testes de Rio Verde, onde atingimos velocidade de 300 Mbps em nossa rede. Agora, estamos mais que duplicando este resultado, mesmo sem a liberação da faixa de 700 MHz, ainda em andamento”, afirmou o executivo.


Para ter resultados tão bons assim, o LTE-Advanced, Gigabit LTE, ou 4,5G, aposta na união de até três faixas de frequência diferentes (700 MHz, 1,8 GHz e 2,6 GHz) em uma única transmissão. No teste realizado em Araras, no entanto, a faixa de 700 MHz ainda não pôde ser utilizada pois ainda está ocupada pelo sinal das emissoras de televisão aberta. Quando estiver liberada mais essa faixa, a Claro espera alcançar um nível ainda mais alto de rapidez.

No teste, a Claro e os seus parceiros realizaram ainda melhorias de software e a utilização da tecnologia 4X4 MIMO, que duplica de transmitir dados da antena para o smartphone do consumidor. Foi utilizado o modem Snapdragon X16 LTE da Qualcomm.

Leia também:

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários