29/03/2024

TIM – internet via satélite para todo o Brasil

Operadora TIM vai usar satélite Intelsat 29e para aumentar cobertura de internet móvel nacional.


A TIM fechou acordo comercial com a empresa de satélites Intelsat para fortalecer a sua rede de internet banda larga móvel, principalmente em regiões de difícil acesso, onde a infraestrutura terrestre de telecomunicações não está presente.

O satélite que será utilizado pela TIM é o Intelsat 29e, pioneiro na utilização da tecnologia EpicNG, que permite uma melhor performance de transmissão. No ano que vem, a operadora ainda deverá utilizar mais dois satélites lançados pela Intelsat para prestar o seu serviço, o que permitirá que a operadora deixe de utilizar a banda satelital C e migre para a banda Ku, com alta velocidade de transmissão de dados.

Diretor de Wholesale da TIM, Marcelo Duarte diz que “a parceria com a Intelsat nos permite levar conectividade para regiões mais remotas do país, com pouca infraestrutura de telecomunicações. O uso do Intelsat 29e mostrou-se a melhor opção para satisfazer às necessidades dos nossos clientes hoje, bem como para o estabelecimento de uma infraestrutura eficiente para atender as demandas por tecnologia no futuro”.


Questionada se essa seria uma preparação para começar a ofertar diretamente internet via satélite para os consumidores, fazendo concorrência com a recém chegada Hughes, a TIM negou. Segundo a própria companhia, a parceria deve servir apenas para melhorar a qualidade do seu sinal em regiões mais distantes e ter estrutura para aumentar a capacidade do seu backhaul.

Leia também:

12 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
12 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários