28/03/2024

TIM é ultrapassada pela Oi e agora tem o 4G mais lento entre as maiores

Tanto Oi como TIM apresentaram diminuição de velocidade, sendo que a queda da TIM foi maior. Vivo permanece na liderança, e Claro é a segunda colocada.

A empresa de análise de internet OpenSignal divulgou um novo relatório com um raio-x da internet banda larga móvel do Brasil. A Oi, que até então era a operadora com o 4G mais lento do país entre as quatro maiores companhias, conseguiu tirar o 3º lugar da TIM no ranking, que agora foi para a lanterna. Os dados coletados no estudo são referentes aos meses de fevereiro e abril deste ano.

Não pense no entanto que a Oi melhorou a sua velocidade. Pelo contrário, em comparação com o relatório anterior, a operadora perdeu 4,7% da sua performance, apresentando agora uma velocidade média de 11,36 Mbps. O problema foi que a TIM perdeu muito mais: -22,18%, tendo agora uma velocidade de míseros 8 Mbps na tecnologia de quarta geração.

Esse resultado chegou justamente na ocasião em que a TIM divulgou para o público um vídeo publicitário em que faz um teste cego com alguns transeuntes da cidade de São Paulo para demonstrar toda a velocidade do seu 4G. Na campanha, uma atriz se passou por promotora da empresa para demonstrar as pessoas uma espécie de aparelho do futuro, super rápido. Um dos participantes chegou a dizer que estava “chocado” com tamanho desempenho. Ao final, a operadora revela que toda aquela velocidade não é por culpa do smartphone, mas sim da internet utilizada, deixando as pessoas perplexas,

Veja o vídeo:


No topo do ranking da Open Signal, permanece a Vivo, que aumentou em 17,51% a sua velocidade 4G, atingindo agora o patamar de 18,57 Mbps. A Claro, segunda colocada, está bem abaixo disso, apresentando 11,63 Mbps de média, alta de 2,33% em comparação com o relatório anterior.


Atualmente a tecnologia LTE/4G é utilizada em mais de 36 milhões de linhas.

3G

Enquanto isso, na tecnologia 3G, ainda utilizada em mais de 135 milhões de acessos, a Vivo também é a líder, com 2,43 Mbps de velocidade média, seguida pela Claro (2,36 Mbps), TIM (2,24 Mbps), Oi (1,64 Mbps) e Nextel (1,11 Mbps).

Leia também:

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários