28/03/2024

Anatel lança mapa que mostra a força do sinal de cada operadora em qualquer lugar

Escolha um ponto no mapa para saber qual operadora tem o sinal de celular mais forte no local e qual tecnologia funciona melhor.

Mais uma ferramenta foi lançada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que os consumidores possam acompanhar de perto o desempenho de cada empresa de telefonia móvel na sua localidade. Dessa vez foi desenvolvido um mapa on-line que utiliza cálculos teóricos baseados em dados fornecidos pelas operadoras, como distância da estação rádio-base (ERB) e potência da frequência utilizada em cada região.

São exibidas cinco bolinhas indicativas da intensidade prevista para o ponto selecionado no mapa. Além de ser possível a consulta por prestadora, o sistema ainda mostra a força do sinal esperado para cada tecnologia móvel: 2G, 3G e 4G.

Com essa nova funcionalidade, a Anatel espera ajudar os usuários de celular a escolherem uma operadora que funcione bem no local desejado antes mesmo de adquirir um chip. Isso é útil principalmente antes de viajar, pois o usuário já pode ficar sabendo qual chip deve funcionar melhor naquela casa de praia que acabou de alugar ou na casa da avó no interior. Durante nossos testes, foi possível descobrir até qual operadora “morria” primeiro dentro do mar, cada vez que selecionávamos um ponto mais distante dentro do oceano.

Apesar da boa intenção, o mapa do Sistema Mosaico da Anatel não é muito confiável. Ele leva em conta a intensidade do sinal em campo aberto, portanto, não tem como saber se o celular vai fazer como esperado dentro de uma casa ou de um prédio. Além disso, todos sabemos que condições meteorológicas e até a posição em que se segura o aparelho pode influenciar negativamente na recepção do sinal.

Enfrentamos alguns problemas na hora de procurar o endereço que gostaríamos de consultar. A barra de busca simplesmente não funcionou em nenhum dos cinco principais navegadores testados. Esperemos que seja realizada uma correção o quanto antes. O arquipélago de Fernando de Noronha, um dos principais pontos turísticos do país, parece que foi esquecido na hora de fazer a medição da rede das teles.

De qualquer forma, vale dar uma rastreada em como está o desempenho das operadoras na sua casa, no seu trabalho ou em qualquer outro ponto de seu interesse no território nacional. Se as chamadas da sua linha de celular costumam cair e a internet vive lenta, pode estar na hora de checar se outra empresa pode oferecer um serviço de melhor qualidade para você.

Leia também:

11 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
11 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários