18/03/2024

Executivo de operadora de telefonia é vítima de pegadinha do Reclame Aqui

No vídeo “O Jantar da Vingança”, site de reclamações faz diretores de empresas sentirem na pele o constrangimento de um atendimento ruim.





O site Reclame Aqui, super conhecido dos brasileiros quando o assunto é reclamar de alguma empresa na internet, divulgou o vídeo “O Jantar da Vingança”, que nada mais é do que uma pegadinha realizada com alguns representantes das empresas mais reclamadas no site. Entre os participantes está o diretor de marketing de uma empresa de telecomunicações.

 
Convidados para um jantar especial, os executivos se deparam com um mal atendimento, e reclamam bastante, com direito até a palavrões e “vou jogar essa água na cabeça dele”. No final do vídeo, o garçom traz uma quantidade considerável de papéis contendo reclamações dos seus clientes. Na capa está estampada a mensagem: “Você se sentiu desrespeitado? [O número de reclamações] consumidores da sua empresa também estão se sentindo assim”.
 
Segundo a comunicação do Reclame Aqui, toda a situação é verdadeira. A identidade dos executivos não foi divulgada, mas no final do vídeo alguns números revelam a quantidade de reclamações que cada empresa recebeu no site. Isso foi o bastante para que pudéssemos comparar os dados apresentados no filme com o total de reclamações das empresas no Reclame Aqui.

 
De qual operadora estão falando?
 
No vídeo, são divulgados três números de reclamações, que são entregues para cada diretor: 22.015; 64.086 e 34.466. Não foram divulgados detalhes sobre a que período o Reclame Aqui está se referindo, mas como o total de reclamações das empresas no geral seria muito maior do que esses, é provável que o site esteja falando do ano de 2015.
 
O setor de telecom é disparado o mais reclamado, por isso, é natural que o maior número da lista seja dessa tal operadora de telefonia. A empresa que mais se aproxima de 64 mil reclamações é a Oi, que recebeu em 2015 um total de 65.954 reclamações. No entanto, a NET foi a mais reclamada, com 100.272 reclamações no ano. Depois vem a Vivo: 83.241 queixas.
 
Ainda em 2015, a Claro é a terceira operadora mais reclamada, com 57.278 reclamações. A TIM vem em seguida com 52.817 publicações de consumidores.
 


Entramos em contato com a Oi, com a Vivo (porque ela é a operadora de celular mais reclamada do site) e com o Reclame Aqui para saber mais detalhes do critério utilizado no vídeo. Assim que um deles der um retorno que justifique uma atualização, adicionaremos a este artigo.
 
Mas e você, sabe de qual operadora é este diretor de marketing?
 
Telefônicas no Reclame Aqui
 
As operadoras telefônicas têm uma péssima relação com o site Reclame Aqui. Das mais conhecidas, apenas a NET (classificada como Regular), Claro TV (Boa), Algar Telecom (Ótima), Sercomtel (Ruim) e Copel Telecom (Boa) respondem solicitações realizadas através do canal.
 
A principal justifica dada pelas empresas para não interagirem com os consumidores pelo Reclame Aqui é a cobrança de um software pela empresa que administra o site – HugMe – para que as teles possam ter acesso as métricas necessárias para avaliar e melhorar os seus respectivos desempenhos na plataforma.
 
Leia também:

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários