28/03/2024

Será? Oi TV deixa de transmitir canais da Fox a partir desta segunda, 1º

Algar Telecom e Cabo Telecom já deixaram de transmitir os canais da Fox. Estreia de novos canais Premium no Brasil seria o grande motivo.

Uma notícia pegou a todos de surpresa no final da noite deste sábado (30): Oi TV e Fox teriam encerrado o contrato de transmissão dos oito canais do grupo de mídia americano. O pior é que a informação, que começou a circular depois da publicação do site vcfaz.tv, informa que a retirada dos canais já deve ocorrer nesta segunda-feira, 1º de fevereiro.

Os canais Fox, Fox Sports, Fox Sports 2, FX, Fox Life, National Geographic Channel, Nat Geo Wild e Baby TV seriam os afetados. Por parte da Oi, não existem motivos aparentes para a interrupção da transmissão desses canais, tendo em vista que a operadora passou a ter a maior capacidade satelital do Brasil, depois do lançamento do satélite SES-6. A relação entre as duas empresas também sempre pareceu ser muito boa, sendo a Oi TV uma das primeiras operadoras a começar a transmitir o canal Fox Sports, e também uma das primeiras a dar suporte ao Fox Play – serviço de streaming dos canais do grupo de mídia.

O principal motivo para a quebra de contrato entre Fox e Oi seria a recusa da operadora em transmitir o “Fox+”, uma plataforma de canais Premium – como Fox 1 e Fox Action – com estreias de séries e produções exclusivas em simultâneo com os Estados Unidos, sem intervalos comerciais. A estreia no Brasil está prevista para 13 de fevereiro.

Fontes dizem que o preço de repasse imposto pela Fox pelos novos canais foi o que incomodou a Oi. A Fox estaria obrigando a todas as operadoras a receber a novidade. Caso contrário, teriam que abrir mão de toda a programação do grupo, como uma espécie de represália. A ideia seria evitar uma rejeição dos novos canais por parte das operadoras brasileiras, similar a que ocorreu com a chegada do Fox Sports.

Desde o final do ano passado que está ocorrendo uma debandada das operadoras em relação aos canais da Fox. Em novembro de 2015, os canais deixaram o line-up (grade) da Cabo Telecom (presente no Rio Grande do Norte).

Em dezembro, foi a vez da Algar Telecom retirar os canais Fox da programação. A empresa, que está presente em oito estados brasileiros, também removeu os canais sem aviso prévio, mas deu um desconto de R$ 0,50 para cada canal retirado. A Algar disse ainda que está negociando com outras programadoras a entrada de canais em substituição aos da Fox.

A Oi TV não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o assunto para confirmar ou desmentir a informação, afinal, a notícia começou a se espalhar durante o final de semana. Provavelmente, só teremos alguma certeza na segunda-feira, dia 1º de fevereiro.

No entanto, é bom ressaltar que existem duas principais barreiras para a retirada dos canais: a falta de aviso prévio de no mínimo de 30 dias da decisão, e a inclusão de novos canais em substituição aos oito a serem retirados. A Oi já tem quase todos os canais de televisão fechada brasileiros, e ficaria difícil para a operadora achar substitutos a altura dos Fox.

Tão logo tenhamos mais informações, atualizaremos este artigo.


[ATUALIZAÇÃO]: Os canais da Fox tiveram os seus respectivos sinais suspensos da Oi TV a partir desta quinta-feira, 11 de fevereiro. Leia mais aqui.


[ATUALIZAÇÃO]: Os canais da Fox retornaram ao sistema da Oi TV nesta quarta-feira, 17, depois de passarem seis dias fora do ar. Leia a nota publicada pela operadora sobre o assunto.

Leia também:

11 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
11 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários