28/03/2024

Vivo, TIM e Claro são os líderes do celular no 1º trimestre de 2015

Vivo foi a que mais se destacou em análise de uma consultoria de telecomunicações, liderando em oito indicadores. Oi não é citada.

A Vivo liderou em oito dos dez indicadores do celular acompanhados pela consultoria em telecomunicações Teleco no 1º trimestre de 2015 (1T15). A Claro e a TIM lideraram nos outros dois indicadores.

A Consultoria iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014.
Em 2015, estão sendo introduzidos três novos indicadores: Pré-pago, Pós-pago e Receita de Dados.

Indicadores Líder no 1T15
1
Celulares Market Share Vivo
2
Pré-pago Market Share TIM
3
Pós-pago Market Share Vivo
4
Crescimento Celulares Adições Líquidas Vivo
5
Banda Larga Móvel Market Share de 3G/4G Claro
6
Receita Receita Líquida Vivo
7
Receita de Dados Rec. Dados/Rec. de Serviços Vivo
8
Crescimento da Receita Cresc. da receita de serviços Vivo
9
Receita p/ Cliente ARPU Vivo
10
Cobertura População Atendida com
2G, 3G e 4G
Vivo

Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operaoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.

Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes dez indicadores no 1º trimestre de 2015 (1T15).

1) Market Share Celulares: Vivo lidera e recupera liderança na região I

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 1º trimestre de 2015 (1T15) com 81,9 milhões de celulares e market share (participação de mercado) de 28,9%.

Vivo e Claro ganharam market share no 1T15, TIM e Oi perderam.

Market Share 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15
Vivo 28,68% 28,78% 28,66% 28,47% 28,89%
TIM 27,02% 26,91% 26,89% 26,97% 26,73%
Claro 25,13% 24,95% 25,01% 25,33% 25,39%
Oi 18,49% 18,53% 18,47% 18,14% 17,78%

A Vivo retomou a liderança em market share na Região I (formada pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, com exceção de Acre e São Paulo), que havia perdido para a TIM no 4T14.
A Claro tomou da Oi a liderança no DDD 71 (Salvador).

Líder em Market Share no 4T14
Região UF* áreas locais (DDD)
Vivo I, II e III (+1) 11 28
Claro 7 16 (+1)
TIM (-1) 9 19
Oi 4 (-1)
* Unidade da Federação

2) Market Share Pré-pago
A TIM é a líder em market share de pré-pago, mas perdeu market share no 1T15. Já Vivo e Claro ganharam market share no trimestre.


Pré-pago 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15
TIM 29,1% 29,2% 29,4% 29,7% 29,3%
Claro 25,5% 25,4% 25,5% 26,0% 26,2%
Vivo 25,2% 25,1% 24,7% 24,2% 24,8%
Oi 19,8% 19,9% 19,9% 19,6% 19,3%
3) Market Share Pós-pago

A Vivo é a líder no pós-pago, mas perdeu market share no trimestre. TIM e Nextel ganharam market share.


Pós-pago 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15
Vivo 40,6% 41,3% 41,5% 41,8% 41,6%
Claro 23,8% 23,4% 23,3% 23,1% 22,9%
TIM 19,9% 19,3% 18,7% 18,5% 18,7%
Oi 13,9% 13,8% 13,7% 13,5% 13,2%
Nextel
1,07%
1,61%
1,97%
2,23%
2,62%
4) Crescimento celulares: Vivo lidera em adições líquidas no trimestre
A Vivo liderou o crescimento no 1T15 com mais que o dobro de adições líquidas da segunda colocada (Claro).

Adições Líquidas (Milhares)
4T13
1T14
2T14
3T14
4T14
1T15
Vivo
630
1.220
892
466
115
1.942
Claro 1.272
45
27
860
1.470
835
TIM
539
486
286
674
843
29
Oi
203
363
502
346
(509)
(530)
Nextel
124
339
367
268
220
308
A Vivo liderou em adições líquidas de pós e pré-pago.


A Claro foi a segunda colocada em adições líquidas de pré-pago enquanto TIM e Oi apresentaram adições líquidas negativas neste segmento.
A TIM surpreendeu no pós-pago, ocupando a segunda colocação em adições líquidas no trimestre.
5) Banda Larga Móvel: Claro lidera em market share
A Claro manteve a liderança em market share de banda larga móvel no Brasil em jan/15, último mês para o qual a Anatel havia divulgado estas informações quando a consultoria Teleco produziu esta análise.


A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em 4G e terminais banda larga.


6) Receita Líquida: Vivo lidera

Nota: A Oi não havia divulgado este dado para o 4T14 na data de publicação deste comentário.
A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$6,2 bilhões no 1T15 e crescimento de 8,4% na comparação com o 1T14.
R$ milhões 1T14 2T14 3T14 4T14 4T14 Cresc.
1T15/1T14
Vivo
5.759
5.824
5.938 6.219 6.243 8,4%
TIM 4.555 4.628 4.698
5.017
4.390
(3,6%)
Claro
3.024
3.033
2.929
3.186
3.035
0,4%
Oi
2.547
2.608
2.559
2.812
2.637
3,5%
Nota: Receitas da Vivo não inclui receitas de interconexão da Vivo Fixo. Receita da Claro não inclui longa distância
7) Receita de Dados: Vivo lidera
A Vivo é a operadora em que dados representa uma parcela maior de sua receita de serviço.

Nota: A Claro não divulga este indicador
A Vivo é também a operadora com a maior receita de dados (R$ 2,5 bilhões), seguida pela TIM (R$ 1,2 bilhões).
8) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera

Nota: A Oi não havia divulgado este dado para o 4T14 na data de publicação deste comentário.
A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 1T15, tendo sido a única das quatro operadoras a apresentar crescimento superior ao da inflação no período (IPCA= 8,1%).
As receitas das operadoras de celular estão sofrendo o impacto da redução do valor da VUM (taxa de interconexão) promovida pela Anatel.
9) ARPU: Vivo amplia liderança em ARPU

Nota: A Oi não havia divulgado este dado para o 4T14 na data de publicação deste comentário.

A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, e o crescimento da receita de dados tem contribuído para evitar uma queda mais acentuada do ARPU (Receita Média por Usuário) da Vivo. O ARPU de dados da Vivo (R$ 10,2) está se aproximando do ARPU de voz (R$ 14,1).
ARPU (R$) 4T13 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15
Vivo 24,8 23,3 23,4 23,6 24,6 24,3
Oi 19.9 18,5 17,7 17,4 18,7 17,7
TIM 19,2 18,0 17,3 17,4 18,0 17,0
Claro 16,0 15,0 15,0 15,0 15,0 13,0
ARPU Brasil 20,1 18,9 18,6 18,6 19,3 18,2
Oi Varejo
15,6
14,9
14,0
13,7
14,4
15,4
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação. A Claro inclui apenas a receita de interconexão (VUM) associada às chamadas de longa distância.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil no 1T15 apresentaram queda na comparação com o 1T14.

Minutos 1T14 2T14 3T14 4T14 1T15
Vivo 135 129 132 141 130
TIM 140 137 136 130 120
Claro 122 117 122 123 81
MOU Brasil 133 128 130 132 111
Nota: Oi não divulga este indicador.
10) Cobertura: Vivo na liderança
A Vivo era líder em população atendida no 1T15, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. Ela liderava em população atendida com 3G (87,1%) e em população com 4G (40,8%). A Claro liderava em população atendida com 2G (92,0%).


A Vivo liderou também em quantidade de municípios atendidos com 2G, 3G e 4G.



Com informações de Teleco.

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