29/03/2024

Índios cortam cabo e apreendem carros da Oi no Maranhão

Indígenas protestaram contra a demora da operadora em resolver problemas. Imagem: Reprodução/TV Mirante.
Índios Guajajaras cortaram um cabo de fibra ótica da operadora de telefonia Oi que passa por dentro da reserva indígena, no município de bom jardim, a 275 km de São Luís. Eles, também, se apoderaram de dois carros da empresa para fazer uma série de reivindicações.
 
O cabo de fibra ótica passa por dentro das aldeias, por isso, os índios resolveram cobrar das empresas melhorias para as comunidades. O documento elaborado pelos índios foi entregue aos representantes da empresa de telefonia em julho do ano passado, durante uma reunião na aldeia.
 
A demora em ter as exigências atendidas revoltou as comunidades indígenas que resolveram protestar. Os manifestantes cavaram até encontrar o cabo. Entre as exigências deles estão um orelhão com cabine padronizada e que faça ligações 0800, salas de computação equipadas com internet de graça, ampliação e reforma do posto de saúde da aldeia areão e, ainda, a construção de um posto de saúde para as aldeias tabocal e novo planeta.
 
A Oi informou que a empresa já está tratando do caso com os órgãos responsáveis e que não tem um levantamento de quantas pessoas e municípios estão sendo prejudicados pelo corte do cabo de fibra ótica, em Bom Jardim. Uma equipe da empresa já está avaliando os prejuízos da ação dos índios.
 
A TV Mirante, afiliada a Rede Globo na região, fez uma reportagem sobre o ocorrido. Assista aqui.
 
                         Centenas de pessoas fazem protesto contra a Vivo
 
Com informações de G1.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários