29/03/2024

Vivo lidera, mas perde market share no pré-pago

A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 3T13 com 76,6 milhões de celulares e market share de 28,56%.


A Claro foi a única que cresceu em market share no 3T13.
Market Share Variação do Market Share
(pontos percentuais)
1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13 3T13
p.p.
(TRI)
p.p. (3T13/3T12)
Vivo 29,81% 29,56% 29,67% 29,08% 28,78% 28,67% 28,56% (0,11) (1,11)
TIM 26,80% 26,89% 26,81% 26,87% 26,98% 27,17% 27,17% 0,00 0,36
Claro 24,56% 24,58% 24,51% 24,92% 25,11% 25,01% 25,14% 0,13 0,63
Oi 18,53% 18,65% 18,69% 18,81% 18,74% 18,71% 18,64% (0,07) (0,05)
A Vivo manteve a liderança em market share em duas regiões, em 11 das 27 unidades da federação e em 28 das 67 áreas locais (DDD).

Líder em Market Share no 3T13
Região UF* áreas locais (DDD)
Vivo II e III 11 28
Claro 8 18(+1)
Tim I 7(+1) 17
Oi 1 (-1) 4(-1)
* Unidade da Federação

No 3T13 a TIM ganhou da Oi a liderança em market share na Paraíba, que é também uma area local (83), mas perdeu para a Claro a liderança na área local 49 (Chapecó – SC).

A perda em market share da Vivo ocorre no segmento pré-pago devido à adoção de um critério de desligamento mais restritivo que as demais operadoras e um esforço de migração de sua base para o pós-pago. Mantidas as tendências atuais, a Vivo pode ser ultrapassada pela Claro em market share de pré-pago ainda este ano.

Pré-pago 1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13 3T13
TIM 28,1% 28,1% 28,1% 28,3% 28,5% 28,8% 28,8%
Vivo 28,3% 28,0% 28,0% 27,2% 26,7% 26,3% 25,8%
Claro 23,7% 24,0% 24,1% 24,7% 25,0% 25,0% 25,3%
Oi 19,6% 19,6% 19,5% 19,5% 19,4% 19,6% 19,7%
Já no pós-pago, a Vivo continua ampliando sua liderança em market share.


Pós-pago 1T12 2T12 3T12 4T12 1T13 2T13 3T13
Vivo 36,5% 36,6% 36,9% 36,9% 37,1% 37,8% 38,9%
Claro 28,2% 27,0% 26,2% 25,7% 25,5% 25,1% 24,4%
TIM 21,2% 21,3% 21,1% 21,0% 20,8% 20,8% 21,0%
Oi 13,6% 14,5% 15,3% 15,8% 15,9% 15,3% 14,7%

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários