22/04/2024

FINEP inclui compra de fibra óptica em programa de financiamento

Pedido foi realizado por empresas de internet interessadas na linha de crédito do Inova Telecom.


A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), braço de investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), incluiu a compra de fibra óptica entre os dispositivos liberados para a concessão de crédito do programa Inova Telecom, que busca financiar a aquisição de equipamentos.


A alteração ocorreu para atender aos pedidos de empresas de internet interessadas em expandir as suas infraestruturas de rede.



O Programa de Apoio à Aquisição Inovadora em Empresa de Telecomunicações foi lançado em junho e visa atender os pequenos provedores que tenham interesse em adquirir equipamentos 100% nacionais. 

Conforme a gerente de Tecnologia da Informação e da Economia Criativa da FINEP, Joana Meirelles, “os projetos têm de ter um custo mínimo de R$ 500 mil e a ausência da fibra óptica atrapalhou bastante a montagem deles. Refizemos o padrão de certificação e delimitamos a participação da fibra óptica em 60% dos projetos.”

Segundo a FINEP, 35 empresas se cadastraram no sistema, mas apenas oito apresentaram projetos efetivos. Dessas, duas estão em fase de contratação.


“Temos a convicção que com a permissão de comprar fibra óptica, essas empresas que se cadastraram vão refazer seus projetos para tentarem a obtenção do crédito”, reforça Joana Meirelles.

Apesar da intenção da financiadora de atrair operadoras de telecomunicações, essas companhias ainda não apresentaram propostas para o financiamento. 

Não há restrição à participação de empresas aderentes ao Simples. Interessados na linha de crédito podem obter mais informações aqui.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários