28/03/2024

Quem tem o MELHOR sinal de internet 4G na sua região?

Mais de 42 mil pessoas participaram de votação do Minha Operadora e escolheram a operadora de celular com o melhor sinal de internet 4G.

No dia 24 de janeiro, o Minha Operadora lançou, em sua página no Facebook, a seguinte enquete: “Quem tem o MELHOR sinal de internet 4G na sua região?”. Os fãs do site puderam escolher a opção preferida utilizando a reação designada para cada operadora, como uma espécie de game.

Foi um sucesso! Em pouco mais de uma semana foram registrados mais de 42 mil votos (incluindo as reações recebidas por meio de compartilhamentos de outros usuários). A postagem alcançou organicamente mais de 278 mil brasileiros. Essa foi a maior pesquisa aberta via Facebook já realizada sobre o setor de telecomunicações por um veículo de mídia.



Conheça agora a posição que cada empresa de telefonia conquistou nessa grande votação:

1º Lugar: Vivo (14.760 votos)
2º Lugar: Claro (14.618 votos)
3º Lugar: TIM (6.747 votos)
4º Lugar: Oi (3.149 votos)
5º Lugar: Nextel (819 votos)

Quem simplesmente clicou no botão curtir não computou voto para nenhuma empresa. Consideramos esses votos como nulos. Um total de 2.427 pessoas não souberam ou não quiseram opinar.



Teles acompanharam a votação

Entramos em contato com cada uma das operadoras de celular que aparecem na enquete para que elas tomassem conhecimento da reação do público, como combinado.




A Vivo, grande vencedora do jogo, ficou bastante empolgada com o resultado da votação. Por e-mail, o Diretor de Engenharia da Rede Móvel da empresa, Átila Branco, enviou a seguinte mensagem:


“A Vivo comemora o resultado da enquete do Minha Operadora e trabalha para continuar aprimorando a experiência de conectividade do cliente e a estabilidade da rede, principalmente via rede 4G. Isto porque somos a empresa líder em market share no 4G, com 33,6% de participação em dezembro (dados Anatel), e lideramos a expansão dessa tecnologia em 2017, quando conectamos 2.084 novas cidades. Fechamos o ano com cobertura de quarta geração em 2,6 mil municípios e oferecemos o 4G+ para 118 cidades, incluindo todas as capitais. No segmento móvel total, a Vivo tem 74,9 milhões de clientes e responde pela maior participação de mercado (31,7%) no país. Sem dúvida, acreditamos que o nosso trabalho, que é focado na qualidade, reflete na opinião positiva dos consumidores brasileiros”.



Por muito pouco, a Claro não atingiu a liderança na enquete. Depois de anunciar investimentos significativos no segundo semestre do ano passado, o 4G da empresa de Carlos Slim ganhou mais cobertura e aumentou a velocidade. Eles reforçaram isso no e-mail enviado ao Minha Operadora, mostrando-se também animados com a preferência dos leitores do site:


O resultado obtido pela Claro na enquete promovida pelo Minha Operadora é mais um reconhecimento importante ao comprometimento da Claro com relação a qualidade e cobertura da sua rede, confirmada entre os seguidores e leitores do site especializado na cobertura de notícias ligadas a indústria móvel.
É importante ressaltar que este tipo de enquete tem características estatísticas distintas da população total, porém comprova que o investimento contínuo na expansão da rede e em inovação garantem posição de destaque a Claro em qualidade de rede e sinal.
Diversos estudos divulgados por consultorias especializadas e com resultados apurados por meio de base amostral de milhões de terminais também apontam a Claro como a rede móvel mais rápida do Brasil.
Em 2017, a operadora modernizou 9 mil sites, sendo que foram implantados 2 mil sites novos, todos eles 4G. Além disso, a Claro também é pioneira na implantação da tecnologia 4.5G no Brasil, que já possibilita velocidades de navegação até 10 vezes maiores do que o 4G convencional nas regiões onde já está disponível.
Este avanço permite que todos os usuários, incluindo aqueles que não tiverem modelos compatíveis com a tecnologia, consigam melhorar ainda mais a qualidade de sinal e performance na rede da operadora. Toda estratégia em infraestrutura de rede e os constantes aportes seguem gerando bons resultados, conforme atestam vários indicadores de mercado.
Indicadores públicos de qualidade divulgados pela Anatel, medições comparativas divulgadas por consultorias especializadas, sites e aplicativos que disponibilizam ferramentas capazes de medir a conexão, além de enquetes e pesquisas de satisfação como a apresentada pelo site Minha Operadora, todos atestam a performance superior da rede da Claro em serviços móveis. E se somam as inovações em oferta implantadas recentemente, como ligações ilimitadas para qualquer operadora em todos os segmentos; Passaporte Américas para falar e navegar no exterior como se estivesse no Brasil; planos com aplicativos de música, vídeo e revistas, entre outros. A Claro liderou o crescimento do mercado no final do ano e está acelerando sua captura de mercado em função de todas estas novidades, na rede e na proposta de valor. Afinal, você merece o novo.”

Alcançar somente um quarto lugar em uma competição não é esperado por ninguém. O fato de sequer chegar ao pódio demonstra claramente que existe algo errado e que precisa ser corrigido.


Todo mundo sabe da situação difícil que a Oi está passando e da dificuldade que ela tem para realizar investimentos e aumentar a cobertura do sinal de internet 4G/LTE. A Oi foi a única a não adquirir a faixa de 700 MHz (que permite maior penetração do sinal) e terminou o ano com 284 municípios cobertos (55,1% da população), índice bem abaixo das três maiores concorrentes. A TIM cobre 3.003 municípios, a Vivo 2.006 cidades e a Claro tem sinal 4G em 1.409 localidades.


Mesmo assim, a empresa não está pronta para entregar as cartas do jogo. Pelo contrário, em nota enviada ao Minha Operadora sobre a votação, ela reforçou que tem ampliado os investimentos e registrando diminuição nas reclamações dos clientes. Leia na íntegra:


“A Oi informa que vem ampliando significativamente os investimentos em infraestrutura, como parte da estratégia de melhoria contínua de qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes. A companhia acrescenta que prioriza investimentos para expansão e modernização da sua rede, visando também atender a crescente demanda de dados. Nesse objetivo, a operadora tem trabalhado na ampliação da capacidade e da resiliência da sua rede core e de transporte, fundamentais para garantir o crescimento com qualidade, e também na ampliação da cobertura da telefonia móvel. Como resultado, a Oi vem registrando melhorias substanciais na experiência dos clientes, com redução contínua dos indicadores de reclamações da ANATEL (queda de 13,9% no terceiro trimestre de 2017, no comparativo com o mesmo período de 2016) e do JEC ( queda de 33,7% no terceiro trimestre de 2017 no comparativo com o mesmo período de 2016).”




Logo que enviamos o resultado da pesquisa para análise das teles, a Nextel foi a segunda a comentar a votação. Essa fraqueza da operadora no 4G pode ser resumida basicamente pela pífia área de cobertura. De acordo com a própria empresa, são somente 34 cidades cobertas com a tecnologia, sendo 18 de São Paulo e 16 do Rio de Janeiro.


Apesar de ter ficado na última colocação do ranking de melhor sinal de internet 4G (segundo os nossos leitores), a operadora parece estar confiante na qualidade que tem. Segue o posicionamento:

“A Nextel possui o melhor desempenho no 4G no Rio de Janeiro e em São Paulo – municípios priorizados em seu planejamento estratégico -, o que pode ser comprovado pelas medições realizadas pelo app Anatel Serviço Móvel e por pesquisas independentes, como a “Estadão Melhores Serviços”, que pelo terceiro ano consecutivo apontou a operadora como a melhor do país.
Além de contar com uma estrutura de rede de qualidade superior, a Nextel é a única operadora o utilizar a frequência de 1.8 GHz, que amplia o alcance do sinal, e implementou um modelo inovador de gestão de rede. Com o uso de análise de big data, a rede da Nextel é dimensionada de acordo com o perfil de utilização do cliente, o que assegura um desempenho diferenciado”.

A TIM conseguiu chegar no pódio, mas somente na terceira colocação. É de estranhar esse resultado, visto que a TIM é a operadora com a maior quantidade de municípios cobertos com tecnologia 4G (3.003). Pensando bem, talvez nem seja tão estranho assim. Quantidade não é sinônimo de qualidade. O sinal de internet móvel da TIM pode até chegar na casa do consumidor, mas os leitores do Minha Operadora não o consideram o melhor. Seja por quedas constantes ou velocidade mais baixa do que a das concorrentes, ela perdeu para Vivo e Claro.


Assim como fizemos com todas as empresas, mostramos o resultado da enquete para o pessoal da TIM e pedimos uma justificativa para essa terceira posição. A TIM foi a única a não enviar nenhuma mensagem sobre a votação. Esse espaço foi dedicado a ela e, assim que recebermos um posicionamento, o adicionaremos aqui na íntegra.


Nova enquete rolando


Você já pode participar da nova votação promovida pelo Minha Operadora no Facebook. A pergunta é: “Qual a operadora de celular MAIS BARATA do Brasil?”. Mais de 10 mil pessoas já deixaram a opinião delas em apenas quatro dias.

9 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
9 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários