28/03/2024

Para fazer crescer a rede 4G, Oi pode buscar ajuda da Vivo

Presidentes das duas empresas tiveram uma reunião na semana passada para discutir o assunto, diz jornalista.
A Oi pode fazer crescer a sua rede 4G/LTE rapidamente em breve. De acordo com o jornalista Lauro Jardim, de O Globo, o atual presidente da companhia, Eurico Teles, reuniu-se na sexta-feira (12) com o presidente da Vivo, Eduardo Navarro. O assunto: um possível acordo de compartilhamento de redes.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, também do Grupo Globo, Teles confirma que quer muito fechar uma parceria com alguma concorrente para expandir a rede da Oi. A empresa agora tem que colocar em prática o plano de investimentos que foi proposto no último plano de recuperação judicial, aprovado em 20 de dezembro pelos credores e em 8 de janeiro pela Justiça.


De acordo com o presidente da Oi, a ideia é “montar uma estrutura que consiga nos ajudar, e assim reduzir o nosso prejuízo […] Tem que haver uma junção, uma convergência de serviços. Por exemplo, por que eu não posso discutir com a Vivo onde ela tem o 4G e eu só tenho o 2G?”, explicou.

Em dezembro de 2015, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já havia permitido que as operadoras Oi, TIM e Vivo compartilhassem as redes de internet 4G (ran sharing). A autarquia justificou a aprovação dizendo que mesmo com o acordo de compartilhamento “haverá completa independência na gestão dos serviços e dos usuários”.

Cobertura 4G da Oi é a menor entre as maiores

Entre as quatro maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil, a Oi é a que tem o pior desempenho em internet 4G. Além de não ter participado do leilão da faixa de 700 MHz, que ocorreu em 2014, a Oi foi a que menos investiu nos últimos meses na expansão da tecnologia.





Para ter uma ideia do tamanho da disparidade, a Oi fechou o ano de 2017 cobrindo somente 284 municípios com 4G, segundo dados da consultoria Teleco. A Claro cobre 1.409 municípios, a Vivo chega a 2.305 e a TIM tem sinal em 3.003 localidades.

Interesse da Vivo

A Telefônica/Vivo vê com bons olhos a divisão da rede dela com outras teles. Questionada pelo Minha Operadora sobre a recente conversa com a Oi, a companhia espanhola afirmou que “o compartilhamento traz benefícios aos clientes e também às operadoras, já que potencializa a implementação de capacidade e capilaridade de rede – beneficiando toda base de consumidores – e racionaliza os custos e investimentos comuns”.

A Vivo diz ainda que “o compartilhamento é uma forma importante de otimização de infraestrutura” e que “faz isso no Brasil (compartilhando torres, backbones de transmissão e redes celulares) e fora do país, a exemplo do amplo acordo (de compartilhamento da rede celular) com um dos seus competidores no Reino Unido”.

12 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
12 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários