23/04/2024

Mais três estados ativam envio de SMS sobre desastres naturais

Sistema foi criado com o intuito de proteger os brasileiros em situações de risco como inundações, alagamentos e deslizamentos de terra.

A partir desta segunda-feira (15), moradores de mais três estados passam a receber mensagens de alerta de desastres naturais pelo celular. Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, portanto, se juntam aos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, que já têm o programa ativo.


Trata-se de uma iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras, com o intuito de proteger os brasileiros em situações de risco. Ao se cadastrar, o usuário garante, sempre que houver perigo, o recebimento de SMS sobre tempestades, vendavais, inundações, alagamentos e outros problemas meteorológicos de sua região.


Para ativar o serviço, não é preciso gastar nada. Basta responder ao SMS informativo sobre a ativação em seu estado com o CEP de sua casa (ou do lugar que deseja saber a situação em tempo real). O número para a resposta é 40199, e também é possível cancelar o recebimento dos alertas, caso desista de participar.
Serviços semelhantes já estão presentes há alguns anos em países como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão. Aqui no Brasil, já são nove estados beneficiados, sendo que, até março deste ano, moradores de todos os estados brasileiros terão o mesmo suporte.
No total, 1.942.528 pessoas já assinaram o serviço desde outubro de 2017, data em que ele foi oficialmente lançado. Para elas, 1.775 alertas e 24.851.355 mensagens de texto foram enviados em três meses. 
LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários