sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Clientes pediram para trocar de operadora 7 milhões de vezes em 2017

O que você achou? 
Portabilidade numérica completa uma década em 2018 e já efetivou 41 milhões de migrações. Veja todos os dados e gráficos do Minha Operadora sobre a tendência.

Sete milhões de consumidores de telefonia se mostraram insatisfeitos com suas operadoras ao ponto de pedirem a migração do seu número para a concorrente em 2017. Apesar dos pedidos, o ano fechou, no total, com 5.854.401 portabilidades numéricas efetivadas no Brasil. 

Este é o recorde desde que a portabilidade numérica foi anunciada em 2008, o que faz o serviço chegar a uma década de existência. Em 2017, a maior parte dessa troca está relacionada aos números móveis, de celular, que totalizaram 4.419.331, enquanto do fixo foram 1.435.070. 



O mês com maior número de portabilidade foi agosto, quando 583.764 clientes brasileiros decidiram mudar de operadora. No último mês do ano, foram 568.561.

No geral, o número total de portabilidades ficou em torno de 500 mil por mês, com exceção de abril, que teve queda e apenas 371 mil portabilidades realizadas, conforme é possível ver no gráfico abaixo:


Em relação à comparação anual, a tendência no geral é de aumento na portabilidade desde 2008, ano que já havia registrado 3 milhões de portabilidades.

O ano que mais surpreendeu, e inclusive ficou em segundo lugar, atrás de 2017, foi o de 2011, quando 5.372.157 brasileiros se irritaram com suas operadoras e trocaram para outra, priorizando a continuidade de seus números originais. Veja:



E o ano mal começou, mas 2018 já registrou um total de 220 mil portabilidades efetivadas em 11 dias, muitas com pedido feito em dezembro de 2017. Conforme o Minha Operadora explicou em última matéria sobre o assunto, para mudar de operadora e manter seu número basta fazer o pedido para a nova operadora, que fará a efetivação em até três dias úteis.

Independentemente de qual região do Brasil você esteja, a portabilidade numérica é possível em todos os 67 DDDs disponíveis no país – de móvel para móvel, fixo para fixo e dentro da área de abrangência do mesmo DDD. Caso você solicite a portabilidade, mas decida continuar em sua operadora, você tem dois dias para suspender o processo.

De 2008 a 2018, o número total de portabilidades efetivadas foi de 41.079.645, sendo 26.844.234 de móvel e 14.235.411 de fixo. Todos os dados foram atualizados e divulgados pela ABR Telecom nesta quinta-feira (11).

Veja os números totais de portabilidades no Brasil nas tabelas abaixo:


LEIA TAMBÉM:


7 comentários:

  1. A portabilidade via SMS deve ter ajudado esse índice. Hoje é muito simples fazer a portabilidade (antes tinha que ir na loja e dava muito trabalho).

    Nesses últimos meses por exemplo, ajudei amigos e parentes a mudarem de operadora. Pelo menos 7 números de pessoas que conheço foram portados via SMS.

    ResponderExcluir
  2. Fiz a minha da tim pra claro, pedindo final do ano e efetivado no começo desse ano. Se não me engano apenas a oi q não faz portabilidade via SMS. O meu por exemplo comprei um chip da claro em um ponto de venda e fiz todo o.procedimento. tudo muito mais facil

    ResponderExcluir
  3. Verdade, mais uma vez a oi está para trás, é a única das quatro grandes que não oferece o serviço via SMS, e quando vc vai na loja pedir os atendentes ficam na maior pouca vontade querendo empurrar um plano pós ou controle....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mais pura verdade, Ricardo!! E esses atendentes não pensam que praticamente 80% da base da Oi é de clientes pré-pagos. Quando estive na Loja para pedir a portabilidade para a Oi uma vez acabei desistindo justamente por causa dessa tentativa de me empurrar plano controle. Se não for loja própria eles nem fazem a portabilidade!! Aí fiz a portabilidade para a Claro. Na ocasião me deram o chip grátis e não ficaram com má vontade!!

      Excluir
  4. A Oi não faz portabilidade via sms não to querendo migrar o número pra oi

    ResponderExcluir
  5. Eu faco parte de milhoes...meu numero era TIM fui pra OI, agora estou na Claro no Prezao Ilimitado e muito satisfeito...Vivo nem pensar.

    ResponderExcluir