28/03/2024

Verizon confirma lançamento do 5G em 2018 em até cinco cidades

Por enquanto 5G não será usado em smartphones, mas moradores poderão aproveitar a velocidade da rede em casa, como uma banda larga fixa sem fio.

A operadora Verizon anunciou, nesta semana, que lançará sua rede 5G no segundo semestre de 2018. A primeira cidade a receber a tecnologia será Sacramento, capital da Califórnia, mas pelo menos mais quatro cidades também vão terminar o ano com a internet 5G.


Com a novidade, que foi testada com sucesso em 11 mercados em 2017, a Verizon se torna a primeira a oferecer conectividade 5G na prática. Diferentemente do que o esperado para daqui uns anos, a princípio, a rede funcionará apenas para serviços residenciais, e não no smartphone como o 2G, 3G e 4G.



Será uma espécie de banda larga, que substituirá a internet de fibra óptica com fio e disponibilizará um Wi-Fi através do 5G. A previsão da empresa com o lançamento é vender o serviço a pelo menos 30 milhões de casas nos Estados Unidos.

VANTAGENS DA REDE

Apesar de poder usufruir da nova geração de internet somente em casa, a verdade é que já há muito o que comemorar com a chegada real do 5G. Devido a maior velocidade, a expectativa é que vídeos sejam carregados de forma mais rápida, jogos e filmes possam ser baixados em segundos e, quanto à internet cair toda hora, a expectativa é que isso não aconteça mais com o 5G.
De acordo com fontes internacionais, enquanto a média atual da velocidade de download de banda larga nos EUA é de 17,2 Mbps (dado de 2016), o 5G chegará a velocidades em gigabit (1GB = 1.000 MB). Se for isso mesmo, a velocidade será mais de 50 vezes mais rápida do que a internet padrão, o que poderá despertar até mesmo uma nova concorrência em serviços de banda larga.
A Verizon não especificou qual será a velocidade de sua rede, mas um teste acompanhado pela CNET mostrou um resultado de 3,77 Gbps. Faz sentido, se pensarmos que a rede de quinta geração está sendo testada mundo afora para ser utilizada, inclusive, por dispositivos IoT (internet das coisas) – os objetos conectados.
Uma internet que realmente funcione. Será? Resta esperar a reação dos californianos com a internet 5G em suas casas. E quem sabe, até lá, a AT&T ou outra operadora concorrente também resolva lançar a tecnologia precocemente em 2018.

Para os smartphones, sabemos que a espera será um pouco maior. De acordo com a Qualcomm, já em 2019.

LEIA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários