25/04/2024

SMS com alerta de desastres naturais agora funciona em 6 estados

Moradores do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul podem fazer o cadastro no sistema, que já tem 1 milhão de usuários.

Após dois meses em todo o estado do Paraná e Santa Catarina e há um mês implementado com sucesso em toda a grande São Paulo, o sistema de alerta de desastres naturais por SMS acaba de chegar no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.


O envio de mensagens pela Defesa Civil nesses três estados começou nesta segunda-feira (18), e para ativá-lo no celular basta responder à mensagem SMS encaminhada pelas operadoras (para o número 40199) demonstrando interesse ao informar o CEP de onde mora.



As notificações alertam a população sobre os procedimentos que devem ser adotados em caso de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra de acordo com a região. A ideia é que sempre que alguma situação de risco seja identificada, os moradores passem a ser alertados.

Apesar de estar disponível apenas em seis estados do Brasil, o serviço deve chegar para todos os brasileiros até março de 2018. De acordo com o cronograma divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e noticiado anteriormente pelo Minha Operadora, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás são os próximos a receber cadastros, a partir de 15 de janeiro.

Em sequência vem Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantis em 19 de fevereiro e, um mês depois, moradores da Bahia, de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima também passarão a contar com os SMS especiais.

O serviço de alertas via SMS já atingiu 1,08 milhão de usuários cadastrados e 697 alertas foram enviados em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, chegando a um total de 5.361.234 mensagens.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários