18/04/2024

Maior empresa de chips do mundo é vendida por 5 bilhões de dólares

Gemalto, que vende chips para operadoras inclusive brasileiras, foi comprada pelo grupo francês Thales, que fabricou o SGDC do Brasil.

O mês de dezembro de 2017 ainda está bem ativo no mundo dos negócios de telecomunicações e tecnologia. Nesta semana, a empresa holandesa Gemalto, a maior fabricante de chips (cartões SIM) do mundo, foi vendida para o grupo francês Thales Alenia Space pelo valor de US$ 5 bilhões (equivalente a R$ 16 bilhões).


A compradora, que venceu da Atos (outra interessada) nas negociações, é uma empresa conhecida pelos segmentos de defesa e aeroespacial relacionados à segurança digital. A Thales é, inclusive, a responsável por fabricar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), o primeiro 100% brasileiro e lançado no primeiro semestre deste ano.


Já a Gemalto oferece chips às operadoras, até mesmo brasileiras, e também trabalha no fornecimento de chips EMV para cartões de débito e crédito, com o sistema de token em transações bancárias on-line e a biometria para passaportes. Como também tem soluções de segurança e criptografia para serviços de nuvem, a ideia é que a união das duas empresas torne a companhia francesa uma líder mundial em segurança digital.

A Thales e a Gemalto, juntas, possuem cerca de 28 mil engenheiros e 3 mil pesquisadores na equipe, mas aparentemente todos continuarão com seus empregos, assim como a produção de chips continuará a acontecer normalmente.
Apesar do grande anúncio, a aquisição ainda passará pela aprovação de órgãos reguladores e deve ser concluída somente após julho de 2018.
LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários