28/03/2024

Entre as 10 empresas mais reclamadas na Proteste, 6 são operadoras

Clientes da Claro, Oi e Vivo foram os que mais registraram queixas para a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor em 2017.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) divulgou o seu ranking das 10 empresas mais reclamadas pelos seus associados de janeiro a setembro de 2017. O resultado não é bom para o setor de telecomunicações, já que seis delas são operadoras e quatro estão no top 5.

Claro e Oi lideram a lista de reclamações da associação que defende os consumidores, representando 8,8% e 8,7% do total, respectivamente. A Vivo aparece em terceiro lugar (7,4%), a NET em quinto (4,9%), a SKY em oitavo (3,9%) e a TIM em décimo lugar (3%).


Entre elas ficam apenas os bancos Itaú, Bradesco e Santander, além da empresa Light. Bem que o Minha Operadora noticiou que as operadoras, junto com bancos, são as mais processadas no Brasil, segundo um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Veja o número total de reclamações sobre as 10 empresas no período:
  1. Claro: 1.196
  2. Oi: 718
  3. Vivo: 621
  4. Itaú: 558
  5. NET: 474
  6. Bradesco: 453
  7. Light: 382
  8. SKY: 330
  9. Santander: 320
  10. TIM: 289
De acordo com a Proteste, que realizou mais de 76 mil atendimentos relativos a dúvidas e queixas sobre produtos e serviços em 2017, os setores com mais reclamações são os bens de consumo (2.439), serviços bancários (2.399) e telecomunicações (2.013). 
Quanto aos principais motivos de queixa registrados, entram o descumprimento de ofertas para 1.355 pessoas, as cobranças de dívidas para 1.238, produtos ou serviços não adequados ao uso para 1.009, fatura injustificada (582), problemas nos contratos (430) e falta de informações (369).
A Proteste afirma que 80% das reclamações registradas foram resolvidas com sucesso neste ano, com tempo médio de retorno das empresas de seis dias. Para registrar uma queixa na associação, é possível acessar proteste.org.br/reclame ou ligar para 0800 282 2204. Ou você pode levar sua reclamação para a Anatel, Procon ou ao juizado especial.
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