19/04/2024

Eleitor agora pode votar com o aplicativo e-Título

A partir das próximas eleições, brasileiro poderá apresentar documento digital pelo smartphone ou tablet.


Até a Justiça Eleitoral decidiu criar um aplicativo para smartphones e tablets para facilitar a vida do brasileiro. O “e-Título” foi lançado na última sexta-feira (1), e permite que os eleitores acessem uma versão digital de seu título eleitoral, com vários dados e a possibilidade de utilizá-lo no dia da votação.

O cadastro é simples: basta preencher o nome (assim como da mãe e do pai), a data de nascimento e o número do título de eleitor e o app estará validado. Além de informar os mesmos dados do documento impresso, a ferramenta também mostra a situação do cidadão com a Justiça Eleitoral, se ele já fez o cadastramento biométrico e divulga o local da votação de forma mais prática.


Quem cadastrou a biometria na Justiça Eleitoral terá sua foto no aplicativo, e o e-Título ainda gera um QR Code para garantir a segurança do usuário e para ser validado na zona eleitoral.

Até a eleição, a intenção é que ele seja expandido com novas funcionalidades, como a justificativa eleitoral. Vale lembrar que ainda é necessário levar um documento com foto em dia de votação.

O aplicativo é compatível com sistemas Android e iOS, já está está disponível para baixar na Play Store, e será disponibilizado na App Store a partir da próxima semana. Trata-se de uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TER-AC), mas abraçada pelo TSE e adotada em todo o Brasil.
LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários