domingo, 10 de dezembro de 2017

Descubra qual operadora lidera em cobertura no seu estado

O que você achou? 
Entenda a representatividade de Claro, Nextel, Oi, Vivo e TIM em cada estado e região do Brasil com a tabela e os 28 gráficos do Minha Operadora.

Agora que você já sabe quais estados brasileiros possuem mais ou menos antenas (ERBs – Estações Rádio Base), proporcionalmente à área total e o número de chips que cada uma consegue atender, é hora de refrescar a memória e se questionar quanto a um outro assunto.

A operadora que você mais gosta atende ao seu município? Ou você adquire os serviços de outra operadora pela falta de cobertura em sua região? Você pode consultar essa informação sempre que quiser na ferramenta de torres disponibilizada em nosso site, mas, para facilitar, separamos aqui quantas antenas cada operadora têm instalada nos 27 estados brasileiros.



Veja abaixo a tabela com mais detalhes sobre a quantidade de antenas da Claro, Nextel, Oi, Vivo e TIM, as cinco maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil:




Líderes por estado

É verdade o que dizem sobre a Vivo ter a maior cobertura no Brasil. De acordo com os dados atualizados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a operadora lidera em número de ERBs em 14 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe.

Em seguida vem a TIM, que possui o maior número de antenas em Alagoas, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Em terceiro lugar aparece a Claro, que já ultrapassou a TIM em número de linhas móveis, mas ainda possui menos infraestrutura, uma vez que é líder de cobertura em apenas quatro estados, incluindo a Bahia, Goiás, Rondônia e Tocantins.

Sobra a Oi, que empata com a Vivo em São Paulo e possui 4.856 antenas instaladas, além de liderar no Maranhão, e a Nextel, que tem a menor quantidade de antenas em 25 estados, com exceção de Roraima e Amazonas, onde a Oi tem a pior cobertura.

Os gráficos abaixo mostram, em percentual, a representatividade de cada operadora de acordo com o número de antenas que elas possuem em cada estado do Brasil e também por região. Veja como anda a cobertura de sua operadora e das concorrentes no seu estado:



























Por região

Em relação à oferta de antenas por região, a Vivo lidera no Norte, Nordeste e também Sudeste, apesar de ficar bem próxima da TIM. 

A Claro é líder no Centro-Oeste, enquanto a TIM se destaca na região Sul do país. A Oi se mantém praticamente intacta na soma dos estados, com representatividade entre 20% e 22% em todas as 5 regiões. A Nextel tem maior participação na região Sudeste.

Veja todos os percentuais:


Clique aqui e veja os dados que mostram quais estados têm as menores e maiores coberturas do Brasil!

LEIA TAMBÉM:
>> Veja quais estados têm as menores e maiores coberturas do Brasil
>> TIM perde mais de 417 mil clientes e Claro se destaca em outubro
>> Projeto prevê conexão ao usuário, mesmo sem cobertura das operadoras


16 comentários:

  1. Adorei a matéria.
    Minha operadora preferida é a Tim, sempre a uso quando vou a outras cidades, mas na minha cidade ela não possui cobertura, ai sou obrigado a usar a Vivo.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável a Tim não possuir cobertura na minha cidade . Em Sergipe a VIVO lidera com uma grande vantagem . Uma pena ter um serviço caríssimo. Tim vamos colocar cobertura logo , estamos em pleno seculo XXI. Cep: 49514-000 Frei Paulo Sergipe.

    ResponderExcluir
  3. Deveriam fazer comparação tb com o marketshare, pois no PR que ganha em cobertura eh a Tim mas o q sobra em erb falta em qualidade. Eh uma das piores operadoras, quedas e cortes constantes em ligações, Internet 4G em vários momentos mais lento q 3G de qlqr outra operadora. Não sei como continua líder. Creio q essa liderança seja ainda pelo valor das chamadas tim-tim pq pra ter ligação para outra operadora tem q desbancar no mínimo 40 reais ao mês em comparação a Oi(13,80) e Claro (19,98) ou adquirir um pacote de 5 reais para ter 20 minutos pra qlqr outra operadora e nas outras só pagar 1,99 q já possui bem mais minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo por marketshare comparando quantidade de clientes por erb. (Media)

      Excluir
    2. Sugestão anotada, Jean! Obrigado pela audiência :-)

      Excluir
  4. Prezado redator, este site citado da anatel no qual você menciona é muito interessante, porém o mesmo não é mais atualizado desde junho de 2017. De lá pra cá tenho acompanhado instalação de várias novas ERBS em minha cidade e as mesmas não são citadas no mesmo, não sei se a anatel parou de cadastrar as mesmas ou então ela está fazendo isso em algum outro lugar do site. Podem olhar qualquer cidade. Inclusive são paulo, não há cadastro de novas erbs. É uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo, esses são os dados oficiais mais recentes que temos. Obrigado pela audiência :-)

      Excluir
    2. De nada, apenas informei isto porque sempre acompanho o crescimento das operadoras aqui em BH pelo mesmo. E realmente a anatel parou de cadastrar as erbs nele. No mais o site minha operadora sempre foi ótimo, trazendo as melhores informações do setor atualizadas. Sou fã de vocês ok.

      Excluir
  5. Matéria muito interessante!Em meu estado, o Paraná, ao menos na região em que moro,(região metropolitana de Londrina) a cobertura da tim e da vivo são praticamente identicas(ambas ótimas). Porém a tim presta um serviço de pessima qualidade. Eu uso a claro pois tem 4g na minha cidade, Alvorada do Sul, até no sitio onde moro. Uso o prezão mensal por 19,90$. Estou satisfeito!

    ResponderExcluir
  6. DF, Goiás e Tocantins: a Claro é líder e a Oi é a 2a colocada. Mas a cobertura da Oi é melhor.

    ResponderExcluir
  7. Na Paraíba a TIM é líder mas é uma porcaria. 4G com velocidade de 3G. E o sinal é tão instável que se você tiver no meio de uma ligação e tropeçar, a ligação cai, kkkkk.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Estes dados não refletem a realidade, principalmente da Nextel, fora do eixo Rio São Paulo ela já desligou inúmeras antenas, ao ponto de não ter mais sinal próprio algum, que o caso de Porto Alegre e toda a região metropolitana. Posso citar outra, Balnario Camboriú sc, Florianópolis e em Curitiba se ela tiver 5 antenas funcionando é muito. Alguém deveria revisar a matéria antes de publicar.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Luciano, esses números fazem parte dos dados oficiais mais recentes da Anatel. Obrigado pela sua audiência!

      Excluir
  10. Matéria bem interessante, mas não condiz com a realidade aqui no Maranhão.
    Apesar da Claro estar atrás na quantidade de ERBs, ela opera com 3G em todas as cidades do estado, ou seja, cobertura 100% 3G no estado atualmente.
    Coisa que a Oi passa é longe, não deve cobrir nem 60% das cidades do estado.

    Sem contar que a maioria dessas ERBs estão em cidades grandes, e a Oi leva vantagem por ter chegado primeiro.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de ver pesquisas por municípios em cada estado

    ResponderExcluir