quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Comissão da Câmara aprova Wi-Fi gratuito em transportes públicos

O que você achou? 
Empresas de transporte não poderão aumentar o valor das passagens para oferecer Wi-Fi.

Nesta terça-feira, 12, a Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que obriga as empresas do setor a oferecerem Wi-Fi gratuito em transporte coletivo terrestre, aquaviário e aéreo doméstico.

A proposta ainda proíbe cobranças adicionais ou aumento no valor das passagens, por conta da oferta do novo serviço. As empresas de transporte serão responsáveis por instalar as redes sem fio ou por contratarem outra companhia para isso.




O texto é um substitutivo do projeto de lei 2743/15, de autoria do deputado João Daniel (PT-SE) e recebeu um parecer favorável do relator da pauta na comissão, o deputado Wilson Beserra (PMDB-RJ).

Após mudanças, a oferta de Wi-Fi passa a ser gratuita e obrigatória em mais meios de transporte, além de ônibus, trens e metrôs como previa o texto original. Com as alterações, as redes sem fio também devem estar presentes em veículos e em aviões que fazem voos domésticos. 

O cronograma do projeto prevê que 100% dos transportes coletivos possuam redes de internet Wi-Fi em até cinco anos. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

LEIA TAMBÉM:


5 comentários:

  1. Vamos esperar parceria pública e das operadoras/privada para disponibilizar ao menos 30 minutos de acesso gratuito sem qualquer adicional tarifário. Do contrário, é até óbvio quem pagará a conta.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em São Paulo algums ônibus tem wi fi, mas nunca funciona prefiro usar meu plano 4g.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se vai funcionar, por diversos motivos: 1- Até parece que as companhias não irão diluir o valor dos investimentos nas tarifas; 2 - Aqui em Uberlândia - MG dispomos de uma boa cobertura WiFi gratuita, seja em espaços públicos como Shoppings Centers, Praças, Terminais de ônibus e nos próprios ônibus, mas quase sempre a rede é tão congestionada que prefiro muito mais utilizar o meu 4G. O celular até conecta no WiFi, mas não roda nada!

    ResponderExcluir
  4. Nada é de graça,evidente que alguem paga a conta,ou seja todos, me pergunto pq nao temos 4g de qualidade e preço acessível mais pratico e nao iamps precisa de wi-fi caro que não funciona.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade quem irá pagar a conta é o próprio usuário. Sem segurança alguma nesses transportes agora ficará mais fácil para ser roubado, pois os ladrões poderão escolher qual querem roubar uma vez que os usuários for utilizar nesses locais.

    ResponderExcluir