segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Proteste avalia a qualidade de chamadas por aplicativos

O que você achou? 
Qualidade de chamada, segurança, consumo de dados e tempo de recebimento e espera foram os quesitos avaliados.

Na última semana, a Proteste avaliou os aplicativos de ligações gratuitas.para verificar a qualidade das chamadas realizadas por eles. O uso deste tipo de serviço representa uma economia para muitos consumidores brasileiros. 

A associação obteve resultados animadores com os testes. Aplicativos como o WhatsApp, o Facetime e o Hangout foram testados, em versões para os sistemas Android e iOS. Outros serviços como o Skype e o Viber, que também oferecem ligações para telefones fixos e móveis, com um custo menor do que os cobrados pelas operadoras também foram avaliados.


Segundo a Proteste, os gastos das chamadas utilizando redes 3G ou 4G e até mesmo redes Wi-Fi não alteram muito o consumo de dados, a diferença só será percebida em chamadas muito longas. Dos aplicativos testados, o WhatsApp foi o que consumiu menos dados, com uma média de consumo mensal de 264 MB no Android e 300 MB no iOS.

Em relação ao tempo de recebimento e espera das chamadas, os aplicativos ficam em desvantagem em relação as ligações feitas por telefones fixos ou móveis. Pelos testes, os serviços demoram entre 3 e 5 segundos para iniciar uma chamada após o usuário apertar o botão "ligar", se a pessoa que for receber a ligação estiver com o aplicativo aberto. Caso a pessoa esteja com o aplicativo fechado, a chamada demora em média 10 segundos para ser iniciada. 

O Viber foi o aplicativo que mais se destacou pela qualidade da chamada, por não ter atrasos e ter pouco retorno de voz. Nesse quesito, o Hangout obteve a pior avaliação. Os demais serviços foram considerados bons. Outro ponto avaliado foi a segurança das chamadas. A Proteste verificou quais aplicativos garantem a criptografia de ponta a ponta para os usuários e a grande maioria oferece a proteção, exceto Skype e Hangout. 

Em comparação com outros serviços, o WhatsApp é o mais indicado para a realização de chamadas por ter uma boa qualidade para chamadas de áudio e de vídeo e consumir menos dados.

LEIA TAMBÉM:

4 comentários:

  1. Graaaaande teste! Resumiu no app q todo mundo usa e no fato q todo mundo sabe - Viber é o melhor, mas quase ninguém usa mais hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que sei a melhor qualidade fica com o duo.

    ResponderExcluir
  3. A proTeste tinha que avaliar a Proteste. Mas se a ProTeste mandar uma queixa para a ProTeste ou uma simples denúncia, ela será cobrada pelo atendimento...

    ResponderExcluir