quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Projeto de lei torna Rádio FM obrigatória em celulares

O que você achou? 
Proposta foi aprovada por comissão da Câmara e segue em análise no Congresso Nacional.

Nesta quarta-feira, 29, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que obriga as fabricantes de smartphones a disponibilizarem Rádio FM em todo os aparelhos. 

O projeto é de autoria do deputado Sandro Alex (PSD-PR) e foi aprovado após uma grande pressão da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão). Os deputados não fizeram nenhuma alteração no texto. 



O relator da proposta na comissão, Paulo Magalhães (PSD-BA) destacou a importância do projeto para garantir uma melhor experiência para clientes com menor poder aquisitivo. 

O diretor geral da Abert, Luis Roberto Antonik, afirmou que os celulares são um dos principais receptores de rádio FM e destacou que o serviço deve ser viabilizado para os usuários, dando uma opção para que usuários usuários ouçam música sem gastar dados de internet.

Estudos da própria Abert apontam que todos os celulares com preço até R$ 300 no mercado brasileiro possuem Rádio FM, mas em aparelhos que custam acima de R$ 1.000, esse percentual cai para 57%.  

A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e sendo aprovada segue para o Senado.

LEIA TAMBÉM:


8 comentários:

  1. OLÁ GOSTARIA DE FAZER UMA RECLAMAÇÃO O SITE A GORA MOSTRA PROPAGANDAS EM VIDEOS COM O VOLUME ALTO SEM AVISO CAUSANDO UM SUSTO AO LEITOR, ACHO DESNECESSÁRIO ESSE TIPO DE PROPAGANDAS, SEI QUE TEM Q TER MAIS DESSA FORMA ASSUSTANDO O LEITOR ..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Pedro. Sua opinião é muito importante para nós! Esse tipo de publicidade é controlada, exibida ocasionalmente e o som só é emitido quando o usuário passa o mouse por cima da caixa exibição. No celular, a exibição do vídeo não tem som por padrão. Um abraço e obrigado por sua visita.

      Excluir
  2. Esses Deputados são uma piada! Com tanta coisa para tocar Brasil afora, se preocupar com FM no celular, é pra acabar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bom ter FM em todos os celulares para avisar sobre desastres naturais, deslizamentos, ressaca no mar...

      Excluir
    2. Erick, para isso existe a transmissão de mensagens de emergência, que funciona em qualquer celular que tenha ao menos uma homologação do FCC. O celular exibe notificação trazida em um canal de mensagens que existe em qualquer operadora.
      Porém se o governo brasileiro ainda não adotou a medida é algo a se cobrar que vire lei, no lugar dessa de forçar todo celular a ter sintonizador FM (projeto que pode inclusive inviabilizar alguns modelos no mercado nacional, pois diferente de TV digital portátil, nem todo consumidor de poder aquisitivo maior deseja um rádio FM).
      Além do mais, não adianta nada o celular ter rádio FM, se o usuário não usar, ele não liga sozinho pra avisar desses desastres.

      Excluir
    3. Aliás a Defesa Civil implantou tem o serviço de cadastro via SMS com CEP para 40199, esse serviço alerta sobre riscos de desastres.

      Excluir
  3. E bom ter FM em todos os celulares para avisar sobre desastres naturais, deslizamentos, ressaca no mar...

    ResponderExcluir
  4. radio fm não deveria ser obrigatorio, pois hoje se usa as raios online, então obrigar irá encarecer o produto. eu tinha um n8 com transmissor de fm e fazia com que minhas musicas tocassem nos radios.

    ResponderExcluir