23/03/2024

Nova tecnologia sem fio pode substituir a fibra óptica

Pesquisadores escoceses estão testando método sem fio para possibilitar internet veloz sem necessidade de fibra. 

Nesta semana, cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveram um método que utiliza luz para transmitir dados pelo ar, sem a necessidade do uso de cabos de fibra óptica. A nova tecnologia pode tornar a velocidade de transmissão via Wi-Fi tão rápida quanto a velocidade obtida com a fibra, mas sendo mais prática e mais barata, por dispensar o cabeamento. 

No teste, os cientistas usaram o sinal de internet em forma de fótons, partículas de luz capazes de transmitir informações, e conseguiram entregar internet em velocidade superior a 1 Gbps e manteve as informações intactas, num raio de 1,6 km.

As redes de fibra óptica vem crescendo no Brasil, por possibilitarem internet em alta velocidade, chegando a atingir até 10 Gbps. A nova tecnologia promete um desempenho parecido com custos menores, o que tornaria a internet mais barata

Os especialistas destacaram que o método expande as possibilidades para o uso de luz na transmissão do sinal de internet. Um ponto negativo é que diferente do sinal do Wi-Fi, a nova tecnologia não consegue ultrapassar paredes, o que indica que ela pode ser menos efetiva em casas e prédios, porém podendo ser bastante utilizada em locais abertos. Com informações do Tech Tudo. 

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários