17/04/2024

Moradores de SP já podem receber alertas de desastres naturais

Paulistanos podem começar a se cadastrar para receber os alertas via SMS ainda nesta semana.
A partir da próxima quinta-feira, 16, os moradores do estado de São Paulo poderão cadastrar suas linhas móveis para receber alertas sobre desastres naturais via SMS. Ainda neste ano, o serviço passa a funcionar no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. 

A convocação será feita pela seguinte mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda 40199 com CEP de interesse”. 



Após enviar a mensagem, o usuário é informado se o seu celular está apto para receber alertas de inundações, alagamentos, temporais e outros desastres naturais, além de recomendações da Defesa Civil. 

O serviço foi anunciado pela Anatel em setembro deste ano. Antes de passar a funcionar, o serviço passou por um período de testes em fevereiro de 2017 com cerca de 500 mil moradoras de 20 cidades de Santa Cantarina. Em junho, os testes se estenderam para 100 mil moradores do Paraná. 

Atualmente, o serviço já está disponível para os cidadãos do Paraná e de Santa Catarina e já conta com cerca de 579 mil assinantes. Entre 8 de fevereiro e 10 de novembro, 330 notificações de alerta foram enviadas para os usuários, totalizando 1,07 milhão de mensagens encaminhadas. 
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários