sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Moradores da capital paulista enfrentam dificuldades com banda larga

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Em alguns casos, paulistanos também não conseguem instalar serviço de internet fixa em suas casas.

Quem disse que moradores de grandes capitais também não sofrem com a falta de acesso à internet? De acordo com uma matéria publicada pelo portal Agora (UOL), moradores de prédios antigos na região central de São Paulo afirmam que, onde moram, não conseguem a instalação do serviço de banda larga, não em todos os apartamentos.

A falta de estrutura ou o limite de distribuição de sinal são os principais motivos apontados pelas operadoras, que ainda deixam 60 apartamentos, como é o caso de um prédio na Avenida Cásper Líbero, na República, sem banda larga. Apenas 30 moradores conseguem o serviço, enquanto o resto precisa encontrar outras alternativas para se conectar, pagando caro pelo 4G no celular ou saindo de casa para acessar uma rede Wi-Fi.

Em resposta ao portal, a Vivo disse que enviaria uma equipe técnica ao local, para analisar a rede externa e interna dos prédios e oferecer uma solução para este caso. Com serviços como o Vivo Fibra, a operadora diz procurar oferecer acesso ao maior número possível de municípios brasileiros, ampliando a cobertura e qualidade do serviço. 

A NET também se posicionou, afirmando que sempre busca a melhor maneira de atender a população da cidade de São Paulo, o que a faz se concentrar, hoje, nas possibilidades de ampliar os serviços de internet banda larga na região central da capital.

Por fim, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse que veda a discriminação de usuários e que, caso o consumidor faça uma reclamação, a operadora deverá apresentar justificativas técnicas para o não atendimento em determinada região, sempre respeitando os direitos do consumidor. Apesar da maior dificuldade de implantar alguns serviços em algumas localidades específicas, o telefone fixo, por exemplo, tem a obrigação de funcionar na casa de todos os brasileiros.

Veja todos os dados divulgados pela Anatel sobre o crescimento e queda em número de clientes das principais operadoras, além das reclamações em banda larga, ambos no mês de setembro. 

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