18/04/2024

Conheça o Datally: app do Google para economizar seus dados móveis

Aplicativo acaba de ser lançado, é gratuito e permite que o usuário monitore, controle e economize o pacote de internet ao longo do mês.


Você gasta muita internet do seu plano de celular? Gostaria de saber como a franquia é gasta de acordo com cada aplicativo e tentar economizar? Então vai adorar a notícia do dia. O Google lançou, nesta quinta-feira (30), o aplicativo gratuito Datally, criado justamente para ajudar o usuário a garantir o acesso à rede da operadora até o fim do mês.

Com ele, é possível entender quais aplicativos consomem mais internet no smartphone e limitar os dados em cada um. Você também pode bloquear aplicativos que não quer que gastem a franquia do seu plano se estiverem em segundo plano, ou seja, quando não estão abertos no celular.


O Datally, além de enviar dicas para que a internet possa durar mais tempo, disponibiliza um histórico de uso por aplicativo de acordo com o gasto de cada um, podendo ser separado, inclusive, por dia, semana ou mês. Ao clicar em “gerenciar dados”, é possível consultar os aplicativos que você mais gasta internet diariamente, além de visualizar os horários e dias da semana em que você mais utiliza a rede.
Mais uma de suas funções é o localizador de Wi-Fi, que ajuda o usuário a encontrar redes Wi-Fi públicas próximas e detalha a distância da rede e se é preciso senha ou algum cadastro para se conectar. Pelo próprio aplicativo, também é possível traçar uma rota até o local (com o Google Maps) e consultar as avaliações dos usuários para cada rede. A ideia é que, sempre que possível, o smartphone seja conectado à uma rede Wi-Fi segura e de qualidade também para economizar o 3G ou 4G da operadora.
O aplicativo, que estava em fase de testes nas Filipinas, agora já está disponível para baixar através da Play Store em todo o mundo, incluindo no Brasil e com app em português. Por enquanto, funciona apenas para Android, sem previsão de chegada para os iPhones e sistema iOS.
PRÓXIMOS RECURSOS
De acordo com o Google, o Datally foi feito para que o usuário possa monitorar e controlar os dados, além de economizar o pacote em até 30%, como provaram os testes. Agora, a pretensão é lançar novos recursos. 
Em alguns mercados selecionados, alguns recursos já estão sendo testados, como é o caso da verificação de saldo de dados e lembretes de expiração de saldo, além de avisos e controles mais proativos de uso de dados. A ideia é juntar funções do próprio smartphone com facilidades como alertas e consultas de internet mais detalhadas em um só aplicativo. 
AVALIAÇÕES
Até a publicação desta matéria, o aplicativo Datally chegou aos 3.447 usuários, com avaliação de 4,4 (de 5,0). E enquanto alguns elogiam o aplicativo – pela iniciativa, a interface e falta de anúncios –, outros publicam reclamações e já sugestões de melhorias. No total, mais de 200 pessoas avaliaram o app com apenas uma estrela.
Os motivos das reclamações incluem a falha no bloqueio de apps, a mescla de consumo de dados em celulares com dois chips e a impossibilidade de configurar a consulta de consumo de acordo com o início da franquia de cada cliente com sua operadora.
Por exemplo, se a franquia começou no dia 15 de novembro, mas você clicar em gerenciar dados para “este mês”, você verá o gasto total do mês de novembro, e não a partir do dia 15, quando sua franquia de fato começou. Mas vale lembrar que, apesar de pedir informações de qual é a sua operadora, o app não sincroniza as informações com os planos, embora ajude a economizar a franquia e calcular o quanto foi gasto com cada aplicativo. 

Como o Datally está sendo lançado oficialmente hoje, pode ser que, assim como anunciou o Google, novidades e mudanças ainda cheguem em breve.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários