terça-feira, 14 de novembro de 2017

Chega de combos! CDC aprova compra de serviços individualizados

O que você achou? 
Medida, que ainda passará por mais duas comissões, quer acabar com a obrigatoriedade de contratar um pacote para ter um serviço de telecom com bom preço.

Os “combos”, aqueles pacotes fechados de serviços de telecomunicações como uma obrigatoriedade de contratação do consumidor, vivem sendo pauta de discussão. Na última quarta-feira (8), a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou o PL 7263/17, que pretende acabar justamente com esse tipo de “oferta” e permitir que o usuário compre serviços individualizados.

De acordo com a Agência Câmara Notícias, o relator, deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE), apresentou um parecer favorável ao projeto, que também quer garantir o direito à informação adequada sobre as condições de prestação dos serviços e as tarifas. “Percebe-se que as prestadoras de serviço não deixam claros os custos dos serviços individualizados, justamente para dificultar a comparação dos preços pelo consumidor e o induzir à contratação de um pacote”, afirmou Rodrigues.


Em outras palavras, os preços deverão ser claros não somente no caso de combos, mas também separados por produto e de forma justa. A mesma qualidade e condições, no mínimo, razoáveis.

Apesar de ter passado pela CDC, o projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), além da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

LEIA TAMBÉM: 


3 comentários:

  1. Não sei se pode ser uma boa saída, pois se individualizar os serviços as operadoras vão elevar o preço de cada um e o barato pode sair caro, aliás ultimamente não está tendo nada barato não é mesmo... Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. A venda separada de servicos ja existe na verdade...so que os precos sao altissimos...no combo a internet em algumas operadoras sai por 30,00 15 ou 25mb...se for contratar so a internet fora do combo elas cobram em media 130,00 + 300,00 de instalacao...ai fica dificil ne.

    ResponderExcluir
  3. O problema do Combo é que pra levar a oferta de um produto bom você tem que incluir na cesta um produto ruim, no combo da Oi sempre inclui telefone fixo que ninguém compraria em separado, na Claro pra levar a TV num preço bom tem que levar a internet de franquia ridiculamente minúscula, no combo da Vivo tem que levar a pior tv por assinatura de todas, de opções capadas, enfim combo só presta pra isso, essas empresas vão alegar que seus produtos podem ser comprados separadamente, mentira, eles aumentam absurdamente o preço do produto afim de que sua compra seja viabilizada somente dentro do combo,então o código de defesa do consumidor tem que proibir a diferença de preços dos produtos fora e dentro do combo.

    ResponderExcluir