19/04/2024

Qualcomm testa celular com 5G e promete chegada ao mercado em 2019

Contrária às previsões, fabricante de chips aposta na chegada da quinta geração de internet em smartphones antes de 2020.


A Qualcomm Technologies anunciou, nesta terça-feira (17), o seu primeiro teste (e de todo o mundo) de conexão 5G em um aparelho móvel. O teste foi realizado em laboratórios em San Diego, mas revelado somente no 4G/5G Summit, em Hong Kong, de acordo com o portal IDG Now.

Durante a apresentação, o vice-presidente executivo da Qualcomm, Cristiano Amon, mostrou o design dos smartphones 5G que testarão a tecnologia nos próximos dois anos, e que pareceu ter design semelhante aos últimos lançamentos de celulares. De acordo com a empresa, o lançamento comercial desses novos smartphones deve acontecer ainda em 2019.

A promessa é ousada, já que muitos especialistas do setor e indústria no geral avaliam que a quinta geração de internet só deva ser disponibilizada ao mercado em 2020. E como muito tem se falado ultimamente, a tecnologia deve ser utilizada não somente em smartphones, mas também em diversos aparelhos para IoT (internet das coisas).
Há um ano atrás, a fabricante estava anunciando o chipset Snapdragon X50 5G NR, que conseguiu alcançar velocidades de 1 gigabit por segundo, superior à velocidade de redes 4G utilizadas atualmente, e a mesma velocidade prometida pela Claro, por exemplo, com a tecnologia 4,5G.
Além de afirmar que, hoje, há 7,5 bilhões de conexões na indústria, destacando a importância dos smartphones para alcançar o auge da economia digital, Cristiano Amon afirma que é o 5G que fará uma das transições mais significativas da história da internet e que, até 2035, a nova velocidade de conexão deve elevar o mercado para 12 trilhões de dispositivos conectados. “Em alguns anos nós não teremos mais uma discussão sobre os casos de uso, nós iremos apenas assumir que está lá, porque tudo estará de fato conectado à nuvem”, disse.
LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários