23/04/2024

IPEA prova que acesso à internet aumenta o PIB brasileiro

Pesquisadores reuniram dados de mais de 5.500 municípios e chegaram à conclusão de que 1% a mais de acesso aumenta até 0,19% do PIB.


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) provou, a partir da pesquisa “Avaliando o Efeito dos Investimentos em Telecomunicações sobre o PIB”, que o acesso à internet tem impacto direto na geração de riqueza no Brasil. Os dados de 5.564 municípios, divididos em grupos com perfis próximos, mostraram que cada 1% de aumento no acesso à rede gera um crescimento de até 0,19% do PIB (Produto Interno Bruto).

O efeito da expansão da banda larga sobre o PIB “é positivo e significativo”, independentemente do grupo estudado. Mas, se por um lado os municípios mais pobres apresentam resultados menos significativos, principalmente porque há menos expansão da banda larga, os municípios que têm maior renda per capta e alta concentração urbana, como mostrou o levantamento, são os que levam maior impacto, seguidos de regiões onde a economia se concentra em serviço, comércio e construção.

As informações levantadas tiveram como base o Censo do IBGE e registros administrativos de cada município, assim como informações de infraestrutura passadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com dados entre 2007 e 2014.

De acordo com os pesquisadores Alexandre de Carvalho, Mário Mendonça e José Jaime da Silva, a maior parte dos municípios com impacto menor no PIB brasileiro – principalmente nas regiões Norte e Nordeste –, possuem infraestrutura de banda larga precária e baixas velocidades. A qualidade que deixa a desejar, portanto, é o que acaba refletindo nesse menor impacto sobre a economia nessas duas regiões.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários