terça-feira, 3 de outubro de 2017

Claro ultrapassa TIM e é a segunda maior operadora móvel do Brasil

O que você achou? 
Claro reconquista a vice-liderança da telefonia celular exatamente um ano depois de a ter perdido para a TIM.


Exatamente um ano depois, a Claro voltou para a vice-liderança do setor de telefonia celular brasileiro. A informação foi confirmada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que divulgou que a Claro atingiu o total de 60.457.940 clientes (24,97% do mercado) em agosto, contra 60.353.453 usuários (24,92%) da TIM.

Ainda de acordo com os dados registrados pela agência reguladora, a Claro ganhou 118.218 novos clientes no período, enquanto a TIM perdeu 151.376.

Do total de perdas da TIM, o maior impacto negativo veio do segmento pré-pago: 511 mil desativações de linhas. Essa perda foi parcialmente recompensada por um acréscimo de 360 mil assinantes no pós-pago, tornando a TIM líder no crescimento de planos de conta em agosto.

Estamos preparando uma matéria completa com o desempenho de todas as principais operadoras de telefonia móvel no mês de agosto, incluindo gráficos. Vai valer a pena esperar!



Foco da Claro é a liderança

Desde que Paulo César Teixeira (ex-Vivo) assumiu a diretoria da Claro, em abril deste ano, ele vem dizendo que o foco da empresa é ser líder de mercado no Brasil.

Para tentar desbancar a Vivo, a Claro montou promoções mais audaciosas (lançou a oferta Prezão Ilimitado, primeira a oferecer ligações ilimitadas para qualquer operadora no segmento pré-pago), deu maior atenção a publicidade (contratou Anitta e Nego do Borel como garotos propaganda) e movimentou a equipe técnica para aumentar a cobertura (anunciou a meta de cobrir 2 mil municípios com sinal 4G até o final de 2017).

O Minha Operadora realizou uma enquete aqui no site questionando: "A Claro vai superar a TIM em participação de mercado ainda neste ano?". 55,7% marcaram a resposta "Não". A maioria errou a aposta.


LEIA TAMBÉM:


30 comentários:

  1. Carlos Slim, o mexicano dono da Claro, trouxe pra cá um executivo de sua confiança pra também fazer isso, assumir a liderança. O cara tinha conseguido em outras operações da Claro pela América Latina mas no Brasil ele não conseguiu.
    A Vivo tem uma liderança muito bem firmada, é líder nos principais produtos do mercado, é a mais rentável de todas elas, é a que tem a maior e melhor cobertura, pode ser a mais cara mas é a que tem o maior valor agregado a marca.
    Se a Vivo baixa os preços a patamares de TIM e Claro ela vira monopólio, talvez a Vivo esteja faZendo um favor para TIM e Claro ao manter seus preços mais altos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Se a Vivo fizer competição acirrada com a Claro/TIM, além de criar um monopólio, a migração em massa de clientes com certeza prejudicaria a rede da operadora.

      E vendo a estratégia da Vivo, eu acho que para ela é mais importante ter uma base grande de clientes Pós (maior rentabilidade) do que ser líder disparada (apesar de ter conseguido).

      Excluir
  2. Hoje em dia, não existe mais esse negócio de quem tem mais clientes já que as ligações são limitadas, naquela época era importante já que existia ligações para a mesma operadora. Para a TIM pode estar em último... Minhas ligações são ILIMITADAS.

    ResponderExcluir
  3. Esse ano de 2017 aqui em casa eram 3 Tim, sendo até 2 Beta Lab. Mas eu primeiro fui para o Vivo pós, depois a minha esposa foi trabalhar em lugar onde não havia cobertura Tim e migrou o Tim Beta Lab dela para Claro, diz ela que é bem melhor que a Tim, e por último. Minha filha migrou o Tim Beta Lab dela para a Oi, final do irei ver se consigo um flagship com meu plano pós da Vivo, caso seja negativa, vou para algum plano "Ilimitado" da Claro, pós iniciei meu primeiro mês com 9 folhas de fatura, no segundo mês 36, no terceiro 89 e no último mês 148 folhas, parecia uma bíblia. Estou adorando essa idéia de "Ilimitado"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O q fez sua família girar beta lab para ofertas inferiores? Só a cobertura? Gostei do seu relato.

      Excluir
    2. Pelo menos aqui no Maranhão a internet da Tim e oi são carnicas, agora claro e vivo são top demais!!! Tenho um tim beta na gaveta sem tudo não quero nem de graça!!! Tava na vivo e migrei pro claro ilimitado 14.99 plano top demais!!!!

      Excluir
    3. No caso da minha esposa foi cobertura mesmo, pois lá não pega Tim e somente Claro e ela acabou gostando da operadora, e da minha filha, foi a economia mesmo já eu que carrego com créditos o celular dela. Não diria ofertas inferiores, o maior diferencial do Beta Lab está apenas na internet pois em termos de ligação, a concorrência já é ilimitado também. Eu já fui Tim Beta Lab e sabe uma coisa que me enchia o S***. Era aquele negócio de ficar pontuando em Rede Social, utilizava o Um Rei mas tive o Twitter bloqueado diversas vezes por isso, e tinha de ter perfil em Rede Social que nunca uso, como Pinterest e Foursquare.

      Excluir
    4. Olá amigo, realmente é chato você ficar correndo atrás de pontuação, mas pensa bem, essa correria por pontuação é pra virar Beta Lab, se você consegue um convite beta e não quer correr atrás de pontuação você não é obrigado, com pontuação ou sem pontuação você é beta do mesmo jeito e no mínimo 10 GB de internet (no mensal) ou 2,5 GB (no semanal) você terá, NÃO sendo necessário sair loucamente atrás de pontos,se você está sendo capaz de ficar sem neura por pontos na Claro pra conseguir no máximo 8 GB mensais porque não foi capaz de agir da mesma forma pra conseguir 10 GB na Tim??? Agora quem quer dobrar os benefícios na TIM e quer 20 GB de internet precisa correr atrás de pontuação e mesmo assim com a simplificação acontecida a poucos dias, você precisa de apenas 1600 pontos (antigamente tinha que ter uns 5000 pontos pra garantir o LAB), esses 1600 pontos atuais se você assina o plano mensal, faz login no Facebook na conta do Beta (não precisa postar nada) e faz recarga de renovação do plano mensal você automaticamente alcança 1600 pontos sem burocracia, isso não é mais desculpa, quem migrar pra outra operadora só por causa dos pontos é por que desconhece como realmente funciona, agora se o problema for sinal fraco da TIM aí sim é justificável, do contrário é burrice mesmo do tipo Maria vai com a outras, o problema da Claro é que ela é muito boa pra chamar clientela, agora manter ela não faz a mínima questão, se o chefão da operadora quer mesmo virar líder terá que saber agradar o cliente no atendimento pra esse cliente se manter e não tomar raiva depois de um ano igual a maioria toma.

      Excluir
  4. claro, nem de graca! e nessa briga a Oi so vai entrar com forca depois do fim da recuperacao judicial.

    ResponderExcluir
  5. A Tim parou no tempo. No início do ano era disparada a operadora com os melhores planos, mas a claro realizou várias reformulações nesse ano e simplismesmente é melhor em todos os segmentos... Exemplo é o plano mensal da claro com 3GB e 300 min qualquer operadora + ilimitado claro por 35 reais. Já a Tim não mudou as ofertas pré e dá 1,5GB no mensal pelo mesmo valor sem nenhum extra. A claro liberou claro vídeo para todos os seus planos. Do pré ao pós seus planos são melhores. Tim beta não conta já que não está liberado para todos clientes. Mesmo esse plano se tornou inviável pra quem carrega menos de 40 reais. Já a Claro criou um portfólio diversificado tanto em produtos como em preços. Hoje o único diferencial da Tim é o deezer e se a claro melhorar o seu claro música ultrapassa até a vivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia aonde está esse plano da claro de 35,00 e controle ou pós ? Qual cidade ?

      Excluir
    2. Plano pré mensal muito mais... Acho q é o nome está disponível pra todo pais... 3GB, 300 min qualquer operado + ilimitado pra claro, claro fixo, net fone e claro vídeo assinatura mensal... Dos planos mensais acredito que seja o melhor, assim como os outros produtos da pré pago da claro...

      Excluir
  6. Era bom saber em qual região a claro cresceu, Pelo jeito foi em sua base pré . Me parece que a Tim e a vivo não tem interesse em crescer no segmento pré . E tá deixando essa opção pra OI e agora a claro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro: + 55 mil linhas totais. TIM: - 151 mil linhas totais.

      Claro: - 64 mil linhas Pré. TIM: - 511 mil linhas Pré.

      Claro: + 182 mil linhas Pós. TIM: + 360 mil linhas Pós.

      Excluir
  7. A gente só ganha com isso! Pois a TIM vai reagir a isso e vai lançar novos planos para brigar com a Claro.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho os planos da Claro os melhores que tem. A Vivo so ganha no quesito cobertura.Mas do que adianta ter cobertura com planos pessimos? Ai a pessoa pergunta,do que adianta ter plano bom sem cobertura...ai respondo na minha regiao 31 mg a claro reina,pega pra todo lado.
    Infinitamente prefiro Claro e Tim.Viva a era do Ilimitado,,,deveriam aumentar o pacote de dados,estao deixando a desejar neste quesito.

    ResponderExcluir
  9. Claro que passar a Vivo, investe em melhora da internet.

    ResponderExcluir
  10. Mas prefiro meu Tim beta, por 50,00 tenho 10gb de internet, na claro controle, por 51,00 tenho apenas 3gb, diferença de 7gb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Claro tem de inovar e aumentar os pacotes de dados. Se mao fazer isso nao irá nunca alcançar a vivo.

      Excluir
    2. É mais no plano semanal no total no mes tem 9gb + ligações ilimitados + claro video+claro musica + whatsap ilimitado total por mes 60.00 tim beta já era e as ligações recebidas e feitas em qualquer lugar do Brasil roming nacional incluso quer mais????

      Excluir
    3. A Claro tem que investir em cobertura em cidades de interior (Zona Rural) fora do Centro das pequenas cidades aqui no Interior do RJ a Claro só pega bem em áreas centrais só assim pra tirar a liderança da Vivo no ddd 22 Interior RJ

      Excluir
  11. Faço parte dessa liderança! Hoje estou com plano pós-pago com 9GB e estou adorando!

    ResponderExcluir
  12. Retorno do investimento que fez, internet e demais serviços espetacular!

    ResponderExcluir
  13. A internet da claro e boa mais uso mais o meu Tim Beta que vem mais com internet! Gosto muito de promoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Internet da claro é top demais!!! Agora tim é muito ralada aqui no Maranhão

      Excluir
  14. Há uns anos a Claro era uma operadora fuleira que tinha um péssimo serviço, mas hoje em dia está de parabens. Ja a tim fazendo o caminho contrário

    ResponderExcluir
  15. Amigo, procurei em toda a internet e não achei. Aonde está essa pesquisa ou dados divulgados pela ANATEL?

    ResponderExcluir