18/04/2024

Mesmo com queda na receita, Telecomunicações segue líder em serviços

O setor teve uma queda acentuada na receita, mas continua como líder de receita líquida operacional entre os setores de serviços. 

Segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 22, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor de telecomunicações passou de 18,9% para 11,3%, entre 2007 e 2015

Mesmo assim, o setor continua como líder em receita líquida entre os setores de serviço. O gerente de estudo do IBGE, Luiz André Paixão, destacou a atuação dos serviços de streaming e aplicativos de comunicação gratuita como o WhatsApp para o setor. 

O segundo setor que mais contribui com a receita total de serviços foi o de transporte de cargas, que teve uma aumento de 9,7% para 10,8% no período analisado. Já os serviços técnico-profissionais obtiveram a terceira maior renda com 10,7% da receita operacional do setor de serviços. Os serviços de alimentação ocupam a quarta posição com um peso de 7,7% na receita total de serviços. 

A pesquisa também apontou uma descentralização das atividades do setor, com a região Sudeste tendo um peso menor na receita serviços, com 64% do total. As demais regiões obtiveram crescimento, entre 2007 e 2015, a região Sul obteve 15,1% da receita, a região Nordeste foi responsável por 10,5% da receita e a região Centro-Oeste registrou 7,6% da receita total do setor de serviços. 

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários